sexta-feira, 10 de julho de 2015

A fé do Rio: uma epifania do belo



O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra apresenta ao público de 18 de julho a 18 de outubro deste ano a Exposição “A fé do Rio: uma epifania do belo”. Objetivando comemorar o aniversário de 450 anos da capital do Rio de Janeiro, o MAAS, de forma inédita em sua história, convidou alguns pintores cariocas a representarem os Santos Populares da Cidade Maravilhosa. 

Sob a direção do Diretor artístico Monsenhor José Roberto Devellard e curadoria do Artista Plástico Marcos Teixeira, serão expostos trabalhos dos artistas Ana Moura, Francis Marques, Gilliatt Moraes, Lucas Moura, Nelson Macedo, Renato Alvim e Vinícius Queirós, que já têm em suas trajetórias um encantamento com a arte religiosa. Faz parte do imaginário deles a cultura popular brasileira em suas mais amplas expressões, com ênfase no caráter místico das festas dos Santos. 

O resultado são trabalhos elaborados com um requinte técnico e poético que não rompem com a tradição da pintura e iconografia cristã, mas, alicerçados nestes pilares, nos lançam a uma continua e profícua relação entre arte e fé. É-nos dito por São João Paulo II em sua carta aos artistas, que a “beleza é chave do mistério e apelo ao transcendente. É convite a saborear a vida e a sonhar o futuro”. 

Dentro desta lógica, o MAAS convida o público a um encontro com o belo através da arte. 

Produção: MAAS 
Abertura: 18 de julho, sábado, às 19 horas 
Duração: de 18 de julho a 18 de outubro 
Local: Museu Arquidiocesano de Arte Sacra (subsolo da Catedral Metropolitana do RJ) Endereço: Av. Chile, 245. Centro. Rio de Janeiro. RJ. 
Email: maas@catedral.com.br 
Telefones: +55(21)2240-2669/2869 ou 2262-1797 
Horários: quarta e sexta de 9 às 16 horas; sábados e domingos de 9 às 12 horas. 
Ingresso: R$ 5, 00 (cinco reais) / meia para estudantes, pessoas com mais de 65 anos ou menos de 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário