quarta-feira, 1 de abril de 2015

REABERTURA DO MUSEU SÃO BENTO (BAHIA)


Fundado em 1582, o Mosteiro de São Bento testemunhou e participou da formação histórica e cultural da Cidade de Salvador. O registro desses mais de 400 anos foi preservado pelos monges beneditinos em uma das mais raras e antigas coleções artísticas e bibliográficas da América Latina.

No Museu de São Bento, instalado nas galerias superiores da Basílica de São Sebastião, está exposta uma mostra representativa de um acervo de mais de duas mil peças, entre quadros, porcelanas, cristais, ourivesaria, mobiliário, paramentos, além de 223 unidades de imaginária.


O acervo foi selecionado tendo em vista o caráter didático da visita, onde os visitantes podem elaborar uma breve síntese da história da arte no Brasil, seus períodos e seus estilos. Para tanto, dentre todo o universo das obras pertencentes ao acervo do Mosteiro, foram escolhidas as mais representativas dentro do estilo e das características de cada período histórico.

Tudo foi ordenado de modo a traçar um perfil evolutivo da nossa arte desde o século XVI, passando pelos séculos XVII, XVIII, XIX e XX. São obras de autores anônimos e populares, de artistas renomados com José Joaquim da Rocha, fundador da Escola Baiana de Pintura.


Vista da Basílica de São Sebastião

Dom Emanoel (abade do Mosteiro), Dom Murilo Krieger (arcebispo de salvador e primaz do Brasil) e autoridades.












Imagem de São Pedro arrependido - escultura de Frei Agostinho da Piedade









Dom Anselmo e amigos





Nenhum comentário:

Postar um comentário