sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

1ªs Jornadas Diocesanas de Arte Sacra de Setúbal (Portugal)

Um bom incentivo que poderia ser adotado nas Dioceses do Brasil:


A Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal pretende implementar a partir de 2015 o Dia Diocesano de Arte Sacra de Setúbal, um dia em que, anualmente, todos os diocesanos serão convidados a olhar mais atentamente para o nosso património artístico, valorizando-o e criando com ele laços afetivos. 18 de Fevereiro, dia do Beato Angélico, padroeiro dos artistas, foi a data escolhida. Uma vez que no ano de 2015 esta data coincide com o início da Quaresma, o tema das Jornadas será “Reflexos de Oração”, dando-se assim um enfoque à oração, um dos exercícios que a Igreja nos convida a aprofundar no tempo quaresmal e da qual deve sempre brotar a arte religiosa cristã. (continua)



As 1ªs Jornadas Diocesanas de Arte Sacra de Setúbal serão vividas em dois momentos:

1) Exposição de obras alusivas à temática da oração, nos mais variados suportes, a decorrer em várias paróquias da Diocese, de 18 a 21/02/2015, nos horários de abertura habituais de cada igreja (Roteiro da exposição, por Vigararia: Igreja Paroquial do Pragal, Capela da São Sebastião, Pragal, Almada; Reitoria de Nossa Senhora do Rosário, Barreiro; Igreja Paroquial de São Francisco Xavier, Caparica; Igreja Paroquial do Divino Espírito Santo, Montijo; Igreja de Nossa Senhora da Consolação, Castelo de Sesimbra; Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Graça, Corroios, Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, Seixal; Igreja Paroquial de São Julião, Setúbal, Igreja Paroquial de São Sebastião, Setúbal.);

2) Serão de encerramento das Jornadas, sob o mesmo mote, na noite de 21/02/2014, às 21h, na Igreja de S. Simão de Azeitão, em que várias expressões artísticas dialogarão entre si e com o público, refletindo diferentes formas de oração, de modo a revelar a todos a sua “Visão do Infinito”. O Serão contará com a leitura de poemas do Pe. Manuel Marques, pelo grupo de Teatro do Ourives (TeO), e com uma palestra/testemunho da artista plástica Maria Ribeiro Telles, que falará sobre o lugar que Jesus ocupa no seu ateliê e como o seu trabalho é um reflexo da vida de oração. Estes momentos serão ainda permeados por interpretações musicais pela cantora lírica Lucina Morais, acompanhada ao piano e por alunos do Conservatório Regional de Palmela, todos membros do projeto musical “Momentos de Oratória”. Música, pintura e poesia vão interagir ainda com a beleza da igreja de São Simão. Entrada livre.

Data: 21 de Fevereiro de 2015 (sábado), 21h00-23h00
Local: Igreja de São Simão de Azeitão (R. Sociedade Filarmónica Previdência, 2925-493 Vila Fresca de Azeitão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário