quarta-feira, 2 de abril de 2014

Sobre a Canonização do Pe. José de Anchieta

Caríssimos/as,

Tive informação segura hoje, logo cedo, que o Papa Francisco vai receber em audiência o Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas dos santos, somente amanhã, dia 03 de abril. Isso significa que a publicação do decreto de canonização deveria ser feito somente amanhã, 03 de abril.

Para nós, que estávamos preparados para acolher essa notícia hoje, dia 02 de abril, isso, de fato, não muda muito. O que está programado, segue em frente. Os sinos podem tocar às 14h00 de hoje, como anunciado; as celebrações podem acontecer à tarde e à noite, como estavam previstas. Faremos festa “antecipada”. Deus seja louvado pela canonização de São José de Anchieta.

No próximo domingo, durante as Missas, elevar especiais preces de louvor e gratidão a Deus pela canonização do Apóstolo do Brasil. Na Catedral da Sé, teremos uma Missa solene de “Te Deum laudamus” e homenagens a Anchieta às 11h00.; haverá procissão do Páteo do Colégio às 10h15, para a Catedral da Sé.

Em anexo, minha mensagem para esta ocasião

Saudação e bênção para todos!

Card. Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo
--------------------------------------------------------
Mensagem do Arcebispo de São Paulo
na Canonização do Padre José de Anchieta

Hoje é um dia de festa! Manifesto, em nome da Arquidiocese de São Paulo, profunda gratidão a Deus pela proclamação do bem-aventurado Padre José de Anchieta como “santo”! Ad maiorem Dei gloriam – que tudo seja para a maior glória de Deus! 

Este momento foi longamente esperado por esta Igreja que está em São Paulo. Grande missionário, São José de Anchieta deu o testemunho de uma vida santa, já reconhecido assim enquanto ainda vivia; por isso, logo após o seu falecimento, em 1597, foi aclamado como “Apóstolo do Brasil!
 
Gratidão ao Papa Francisco, conhecedor da história de Anchieta e dos primeiros missionários jesuítas no Brasil, que acolheu benevolamente o pedido da Igreja e, bem depressa, deu o reconhecimento oficial a Anchieta como “santo”.
 
A Igreja, nesta Metrópole, deve seus inícios à obra evangelizadora de Anchieta e de seus companheiros na missão de São Paulo de Piratininga. Desta missão, também nasceu a própria cidade de São Paulo. São José de Anchieta significa muito para nós, em São Paulo, e nos sentimos honrados com a sua canonização!
 
Seu exemplo - de jovem entusiasta por Cristo e pelo Evangelho, de homem santo, movido pelo amor a Deus e aos irmãos, de missionário incansável, zeloso na transmissão da alegria do Evangelho, de pacificador respeitoso das culturas dos povos originários do Brasil, de educador, pai dos pobres e enfermos – continue a nos motivar e inspirar na dedicação à missão. Somos continuadores do trabalho por ele iniciado. Que sua intercessão e seu exemplo nos valham sempre! São José de Anchieta, rogai por nós! 

São Paulo, na canonização de São José de Anchieta

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário