sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco (MG) será reaberta neste sábado

Restauração de altares. Foto: Divulgação
Restauração de altares. Foto: Divulgação

Iniciada em dezembro de 2010, a obra de restauro da Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco será retomada neste sábado, Dia de Finados, com uma missa a ser celebrada às 19h. A comunidade paroquial e a Associação Amigos da Cultura, instituição que está restaurando o monumento, aguarda a aprovação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para conclusão dos projetos complementares. Ações educativas serão desenvolvidas com a finalidade de sensibilizar o poder público e a sociedade para a importância da função social da preservação.

Após dois anos e seis meses de paralisação nas obras da Matriz de Santo Antônio, a Associação Amigos da Cultura de Ouro Branco garantiu a verba, junto ao BNDES, para retomar a restauração dos elementos artísticos da igreja. De acordo com Edilson Nascimento, coordenador do projeto, a primeira etapa da reforma está centrada no acabamento do altar principal, altar lateral e a pintura do forro, atribuídas ao mestre Ataíde. “Mesmo com dificuldades, conseguimos restaurar mais de 90% dos elementos artísticos da Matriz, agora é necessária a união de esforços para concluirmos a obra integralmente”, explica Nascimento.

Um belo exemplar do barroco mineiro, a Matriz está em obras desde dezembro de 2010 e conta com apoio e fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O processo de restauro está sendo realizado por iniciativa da Associação Amigos da Cultura que, há 16 anos, tem se mobilizado pela recuperação integral do monumento.

A próxima etapa está centrada na revitalização arquitetônica que inclui a pintura interna e externa da igreja, além da execução dos projetos elétrico, de iluminação e de combate a incêndios.

Retábulo-mor após higienização, remoção  de purpurina e  nivelamento parcial. Foto: Divulgação
Retábulo-mor após higienização, remoção de purpurina e nivelamento parcial. Foto: Divulgação

Durante o período de aprovação dos projetos complementares, a Matriz será reaberta para celebrações aos sábados à noite e também nas missas regulares realizadas aos domingos. “Aguardamos ansiosos por isso. Estávamos utilizando a casa paroquial para as celebrações, mas ter nossa igreja novamente é um presente abençoado”. Uma dádiva que se deve ao amplo trabalho desenvolvido pelos Amigos da Cultura nos últimos anos. A Associação Amigos da Cultura de Ouro Branco já restaurou a Casa de Tiradentes, as imagens sacras da Semana Santa, a Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens e a Capela Nossa Senhora da Conceição, localizada em Conselheiro Lafaiete, na comunidade de Gagé.  Para Éverlan Stutz, coordenador de ações educativas, a retomada da restauração é uma conquista mais que abençoada. “Durante a paralisação das obras, não paramos de trabalhar, realizamos oficinas de conservação de peças sacras em Ouro Branco, Ouro Preto, Mariana e Congonhas”, argumenta Stutz.

A obra integral de restauro está sendo patrocinada pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas, BNDES e CEMIG e conta com os benefícios fiscais da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Você pode ver também a Matéria:

Ouro Branco dá exemplo na recuperação da obra de mestre Ataíde



Fonte: Éverlan Stutz  (Professor, Jornalista e Especialista em Gestão do Patrimônio Cultural)
Defender

Nenhum comentário:

Postar um comentário