segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Concertos da Orquestra Arte Barroca: Vem pro Pateo no domingo!

- Data: 15/09/13, Domingo, 12h
- Nome da série ou evento: Vem pro Pateo no Domingo!
- Intérpretes: Orquestra Arte Barroca. Solista convidada: Alessandra Giovanolli, violoncelo. Solistas da orquestra: Pedro Bevilaqua, violoncelo e Paulo Henes, violino.
- Programa: Concertos de Vivaldi
- Local: Pateo do Colegio
- Endereço: Praça Pateo do Collegio, 2, centro, São Paulo
- Telefone: 3105 6899
- Valor dos ingressos: Entrada Franca




Programa do Concerto para série:
vem pro pateo no domingo!
"Formada em 2007 por Paulo Henes, a Orquestra Arte Barroca tem como proposta interpretar o repertório camerístico e orquestral dos séculos XVII e XVIII. Com entusiasmo, estudo e idealismo, procura aperfeiçoar sua interpretação orientando-se pelo estudo de tratados de época do período Barroco, por meio de elementos estilísticos, históricos e biográficos. Busca também uma sonoridade diferenciada utilizando-se de cópias de instrumentos barrocos usados nas orquestras daquele período. Além de violinos e violas, trabalha com outros instrumentos, como a flauta doce, e os instrumentos que compunham o baixo contínuo, tais como violoncelo, contrabaixo e cravo e, eventualmente, guitarra barroca e teorba. Sua pesquisa de repertório em bibliotecas da Europa e em sites especializados procura trazer ao público obras de compositores menos conhecidos e de execução ainda inédita".

Paulo Henes – Spalla e Diretor Artístico
Renan Vitoriano, Beatriz Ribeiro, Marcelo Eduardo Borges, Otávio Colella e Veridiana Oliveira – violinos
William Coelho e Mauro Viana – violas
Pedro Beviláqua e Rafael Ramalhoso – violoncelos
Gilberto Chacur – contrabaixo
Fernando Cardoso – cravo
Participação especial
Alessandra Giovanolli – violoncelo



Alessandra Giovanolli
Nascida na Itália é diplomada em violoncelo pelo Conservatório "Domenico Cimarosa" em Avellino, bacharel pelo Conservatório "Luisa D’Annunzio" de Pescara e tem o título de mestrado em música de câmara pelo Instituto "Gaetano Braga" em Teramo, títulos obtidos em seu país natal. Na Suíça obteve mestrado em orquestra pela Escola Superior de Música de Lucerna. Participou de master classes com: Gerhart Darmstadt, Jaap ter Linden e Stefano Veggetti no violoncelo barroco e com Valentin Erben (Alban Berg Quartet) em Lucerna, Suíça. Na Itália com Ivan Monighetti e Maria Kliegel na Academia "Duchi d'Acquaviva" em Atri, Felice Cusano em Orvieto, "Trio di Parma" na Academia "Cinghio" de Parma, Enrico Bronzi no município de Bobbio, Enrico Bronzi no Teatro "Cinghio" de Parma, Rocco Filippini na Academia "Walter Stauffer" de Cremona, Radu Aldulescu na Academia de Música em Pescara. Também com os professores Luigi Piovano, Dario De Rosa, Bernard Gregor Smith. Realizou as seguintes “Academias”: Academia de artes e ofícios no "Teatro alla Scala" de Milão, Itália; Academia internacional para orquestra e música de câmara em Pommersfelden, Alemanha. Atualmente cursa no Brasil violoncelo barroco na Emesp.



Pedro Beviláqua
Começou seus estudos na Escola Municipal de Música com a Professora Cecília Brucolli. Posteriormente fez aulas com a prof. Rosana Leventhal e Gretchen Miller. É bacharel em música pela UNESP sob a orientação do prof. Zigmund Kubala. No violoncelo barroco fez aulas com o prof. Dimus Goudarolis e participou da Oficina de música antiga de Curitiba, tendo aulas com o prof. Gaetano Nasilo. Foi chefe de naipe da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e da OCAM e concertino das orquestras dos estados de Mato Grosso e Sergipe. Como músico da Orquestra de Mato Grosso, participou da turnê Sonora Brasil realizada pelo SESC, tocando em 78 cidades brasileiras. Atuou em diversos grupos como solista como na Orquestra Jovem do Estado de São Paulo na peça "Allegro Apassionatto" de Camile Saint-Saëns. Hoje, integra a Orquestra Arte Barroca.






Paulo Henes
Iniciou seus estudos com Alberto Jaffé e posteriormente com Klaus Wustof, Paulo Bosisio e Edson Queiroz. Formou-se pela UNESP em Bacharelado em Violino na classe de Airton Pinto. Iniciou suas atividades com o violino barroco em 1998, sob a orientação do professor Luís Otávio Santos. Desde então já participou do Festival Internacional de Música Antiga de Juiz de Fora, do Curso de Música Barroca de Curitiba e do Curso de Música Barroca de Mateus em Portugal. Participou de máster- classes no Brasil e no exterior com Sigiswald Kuijken, Manfredo Kraemer, Adrian Chamorro, Marino Lagomarsino, Giuliano Carmingnolla e Vera Beths.

Programa
ANTONIO VIVALDI (1678 – 1741)
Concerto em ré menor para cordas e baixo contínuo RV 127

I - Allegro
II - Largo
III - Allegro

Concerto em sol menor para 2 violoncelos, cordas e basso continuo – RV 531

I - Allegro
II - Largo
III - Allegro

Solistas: Alessandra Giovanolli e Pedro Beviláqua - violoncelos

Concerto Ripieno (Sinfonia) em si menor para cordas e baixo contínuo RV 168

I - Allegro
II - Andante
III - Allegro

Concerto em Dó Maior para violino, cordas e baixo contínuo RV 176
I - Allegro
II - Largo
III - Allegro

Solista: Paulo Henes - violino

Concerto em Dó Maior para cordas e baixo contínuo RV 114
I - Allegro
II - Adagio
III - Ciaccona
Duração : 60 min - Classificação indicativa livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário