sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Livro relata a saga dos jesuítas - Uruguaiana - RS

 

Foi lançado nesta quarta-feira (5), no salão de eventos da ACIU, na Rua Quinze de Novembro, o segundo livro do historiador Dagoberto Alvim Clos, chamado: “A Mão dos Jesuítas – A Herança Jesuítica no Município de Uruguaiana”.
O autor, depois de nove anos de pesquisas, onde consultou especialistas no Brasil, na Argentina e no Uruguai, descreve a partir de 1657 até 1768, os principais lugares remanescentes da memória missioneira do interior do Município de Uruguaiana (estâncias, postos de pastoreio, caminhos e passos). São lugares onde no passado, a Companhia de Jesus viveu a saga da riqueza pecuária proporcionada pelo gado vacum e seus subprodutos, construída com o suor dos índios Guarani missioneiros.
A obra tem importância para o conhecimento da história no espaço geográfico do atual município de Uruguaiana, antes da Conquista das Missões, em 1801. O trabalho se apoia em ensaios sobre história, geografia, cartografia, toponímia, antropologia, sociologia e patrimônio hsitórico. Além de relatos dos padres jesuítas da época, a obra contém ilustrações como mapas dos séculos XVII e XVIII, desenhos e pinutras, que resgata a memória jesuítico-guarani no município.
“A Mão dos Jesuítas” irá atender os acadêmicos, leigos, curiosos e os professores, sobre assunto inédito e não imediatamente disponível em nenhuma fonte.

 Por Jornal da Fronteira
Defender

Nenhum comentário:

Postar um comentário