terça-feira, 29 de maio de 2012

As Belas Igrejas de Recife - Pernambuco

Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo. Crédito: Helder Tavares/DP/D.A. Press
A basílica foi construída em 1687 e possui traços barrocos. No altar dourado, a imagem da padroeira Nossa Senhora do Carmo, em tamanho natural, se destaca. O altar principal abriga valiosas coroas de ouro e pedras preciosas. Foi nesse convento que Frei Caneca ordenou-se sacerdote. Aberta de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Aos sábados, das 7h às 12h.

Área interna da Capela Dourada. Crédito: Paulo Paiva/Esp. DP.D.A/Press
Considerada a expressão máxima da arte sacra barroca no Recife, seu forro é coberto de elaboradas pinturas. O altar dourado possui imagens do século XVIII. Dois grandes mártires franciscanos estão representados em painéis nas paredes laterais da igreja. Para quem quer conhecer um pouco da história cristã, o Museu Franciscano de Arte Sacra, que fica ao lado da capela, é um bom programa. Aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h; aos sábados, das 8h às 11h30.

Pátio de São Pedro. Crédito: Rafa Medeiros/Prefeitura do Recife
Construída em 1782, sua fachada reproduz o Santuário de Santa Maria Maior de Roma. As armas de São Pedro e as imagens dos doze Apóstolos de Cristo e dos quatro Evangelistas estão entalhadas no teto da igreja, todo em madeira. Aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Igreja das Fronteiras. Crédito: Helder Tavares/DP/D.A. Press
Na casa paroquial dessa igreja, vivia o arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara, que morreu em 1999. É conhecida como "Imperial Capela", já que abriga o emblema real em sua fachada. Aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.



Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem. Crédito: Julio Jacobina/DP/D.A. Press
Não se conhece a data exata da construção da igreja. No início do século XVIII, o seu interior foi modificado e, a partir do século XIX, uma reforma externa restaurou o prédio. O altar de madeira em estilo colonial apresenta imagens barrocas. Está localizada na orla do bairro de Boa Viagem.


Igreja de Nossa Senhora do Terço. Crédito: Hugo Acioly/Setur-PE
A construção, que data do ano de 1726, foi erguida onde antes havia apenas um nicho com a imagem de Nossa Senhora, onde as pessoas costumavam rezar o terço. Na frente da igreja, Frei Caneca foi esquartejado e teve suas vestes enterradas. Toda segunda-feira de carnaval, os negros mortos nos tempos de escravidão são homenageados pelos maracatus: é a Noite dos Tambores Silenciosos, que acontece sempre à meia-noite, apenas ao toque de um surdo. Aberta nos horários de missa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário