terça-feira, 3 de abril de 2012

Faop se une à comunidade na confecção dos tapetes devocionais da Semana Santa em Ouro Preto


Ouro Preto se prepara para as celebrações litúrgicas da Semana Santa. Do dia 1º a 8 de abril, a cidade vive de forma mais intensa a vivência da fé, a tradição e a cultura religiosa. Uma das mais significativas manifestações populares características dessa época é a criação dos tapetes devocionais que recebem a Procissão da Ressurreição na manhã do domingo de Páscoa. A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), entidade ligada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, tem papel muito importante nesse processo, como motivadora da confecção dos tapetes de serragem em parceria com a Prefeitura, moradores e turistas.

Todo ano, durante a Semana Santa, a população ouro-pretana se reúne na madrugada de sábado de Aleluia para o domingo de Páscoa a fim de enfeitar e adornar as ruas da cidade tricentenária, em um momento de alegria e louvor. Funcionários e alunos da Faop participam ativamente. A Faop é responsável pela criação e montagem dos tapetes em frente ao Núcleo de Conservação e Restauração (bairro Rosário) e ao Núcleo de Arte (bairro Antônio Dias), que integram o trajeto da procissão, e em espaços onde os moradores não fazem a decoração.

A convite da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, desde 2009, a Faop também confecciona os tapetes do Adro da Igreja. Neste ano, o Núcleo de Arte promoveu um concurso entre seus alunos para selecionar o desenho que será tema para a montagem da arte em serragem colorida.

A partir do ano de 2005, as ações se consolidaram no projeto Tapete+Arte da Faop. Dessa forma, segundo a diretora da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, Gabriela Rangel, a Fundação passou a realizar intervenções artísticas com o tapete devocional, com a participação em exposições em várias partes do país. A ação mais recente integra o acervo do Centro de Arte Popular, em Belo Horizonte, com exemplar de um tapete devocional criado por artistas da entidade.

Origem dos tapetes devocionais - Para os cristãos, o costume recorda a chegada de Jesus Cristo à Jerusalém. Em Ouro Preto, a tradição remete ao século XVIII, mais precisamente em 1733, com a reinauguração da matriz do Pilar, festividade que ficou conhecida como Triunfo Eucarístico.

Com o passar dos anos, as pessoas foram se especializando, buscando técnicas cada vez mais aprimoradas para aperfeiçoar o trabalho. Atualmente, a própria Prefeitura distribui a serragem tingida em pontos estratégicos do circuito da procissão, que é utilizada tanto pela Faop como por moradores e turistas. A confecção dos tapetes, portanto, foi absorvida pela população e integrada à cultura popular, representando a devoção e a fé do povo mineiro.

Fonte: Fundação de Arte de Ouro Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário