domingo, 22 de janeiro de 2012

Museu de Arte Sacra de São João da Boa Vista comemora Jubileu de Prata


O Museu de Arte Sacra da Diocese de São João da Boa Vista comemora neste mês seu Jubileu de Prata. Fundado em nove de janeiro de 1987, por Dom Tomás Vaquero, a partir da iniciativa do engenheiro João Batista Merlin e apoio da comunidade de paroquianos da Igreja Catedral, o Museu vem constituindo-se com um eclético e considerável acervo, transformando-se num dos mais ricos museus de Arte Sacra do Brasil.
Atualmente conta com cerca de dez mil peças, distribuídas em coleções de imagens, metais, tecidos, móveis, quadros, medalhas,  terços, santinhos de papel, peças confeccionadas nas mais diversas técnicas e materiais.  O museu também conserva uma importante biblioteca com livros de arte, vida de santos (hagiografia), litúrgicos, periódicos, jornais e revistas e um arquivo com documentações de diversas paróquias da diocese, de irmandades e associações religiosas.
Além da exposição permanente do Museu, em seus 25 anos foram realizadas 35 exposições temporárias e 12 itinerantes, com temáticas de acordo com o tempo litúrgico e local em que foram instaladas, na Diocese e na região, inclusive no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro. Nos últimos quatro anos, o Museu de Arte Sacra vem participando da Semana Nacional de Museus, incluído no roteiro Nacional de visitação, o que consagra e valoriza todo o esforço dedicado.
Nos primeiros anos, o Museu de Arte Sacra esteve instalado em salas sobre a casa paroquial da Catedral. Abrindo o século 21, o Museu foi adaptado às dependências da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no entanto, o local ficou impróprio para o fim a que se destinou. Com o consentimento do pároco da Catedral, Mons. Denizar Coelho, foram realizadas exposições temporárias na cripta da Igreja Catedral, de 2005 a 2009. Pela dimensão do acervo, as salas envoltórias da igreja Nossa Senhora Aparecida abrigam a reserva técnica, a biblioteca e o arquivo do Museu, que vem sendo constantemente ampliado e organizado.
Em 30 de novembro de 2009, foram inauguradas as novas instalações do Museu no térreo do Palácio Episcopal, antigo sobrado da família do Cel. Christiano Osório de Oliveira. Com projeto de reorganização, salas amplas e arejadas, de fácil acesso aos visitantes, com ventilação e luminosidade adequada, o acervo foi abrigado e exposto neste novo espaço, significando uma conquista e reconhecimento pelo esforço e luta dos voluntários do Museu.
Nestes 25 anos de existência, a instituição sempre contou com a colaboração de Amigos do Museu, voluntários e contribuintes, que sempre acreditaram na causa e na valorização do Patrimônio Artístico, Cultural e Sacro da Diocese.
No ano de 2012, além do Museu celebrar seu Jubileu de Prata, também lembraremos os 20 anos de falecimento do segundo bispo diocesano, Dom Tomás Vaquero, ocorrido em dois de agosto de 1992. Dom Tomás foi fundamental na criação e fundação do Museu de Arte Sacra, sonho que ele acalentou desde sua posse em 1963. Dom Tomás doou ao Museu a primeira peça sacra, a imagem de Santo Antonio de Padova, imagem padroeira de Santo Antonio do Jardim.
O Museu de Arte Sacra tem se destacado como um dos mais importantes do Brasil, com visitas de pessoas de todas as regiões e até do exterior. Seu acervo e suas exposições são reconhecidos pelos mais importantes museus do país, lembrando que sua coleção de estandartes foi destaque em exposição no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro.
Para marcar o Jubileu de Prata do Museu, está sendo preparado um folder comemorativo, com pequeno histórico, informações e imagens de algumas das principais peças do acervo.
O Museu conta com a direção de Maria Aparecida Batista, “Mana”, curadoria de Antonio Carlos Lorette e administração de padre Claudemir Aparecido Canela e Dom David Dias Pimentel é o Presidente de Honra. 
O Museu fica aberto ao público, com entrada franca, de quinta a sábado das 14 às 18 horas, situado à Praça Roque Fiori 80, centro de São João da Boa Vista - SP.

Padre Claudemir Aparecido Canela (Administrador do Museu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário