Perfil

Meu nome é Rodolfo Khristiano e nasci em Jacareí - SP, venho a mais de 10 anos desenvolvendo a arte e o restauro no Vale do Paraíba, buscando sempre me aperfeiçoar através de cursos de especialização em conservação e restauro, patrimônio sacro e desenho artístico. Formado em 2010 em Artes Visuais, percebi que minha paixão era ter uma vida dedicada ao ateliê e galeria de arte.

Herdando a fé católica e a arte de família, produzi vários ícones e desenhos de santos, principalmente nos tapetes da Festa de Corpus Christi, onde fui muito atuante, devido ao trabalho em várias Secretarias Paroquiais, em diferentes atividades, prestando serviços com consultoria paroquial, administrativo e atendimento. Conjuntamente, dividia minha atenção às imagens quebradas que me apareciam para restauro. Atuei como sócio, curador e professor de desenho e restauro na Galeria de Arte Casario, centro de Jacareí- SP, entre 2016 e 2019.

Durante este período até 2022, trabalhando de forma autônoma em um ateliê em minha residência, minha arte ganhou um sentido único, através dos cuidados à minha saudosa avó Amélia, com reaproveitamento de madeira de demolição que eram utilizados como apoio para uma provisória cama hospitalar, que depois substituída por uma cama adequada, a madeira virou arte, ícones, que hoje compõem boa parte de meu acervo. Ao final de 2022, numa parceria com minha madrinha nas artes, Cristina Demétrio, comecei trabalhar na Galeria Belo Brasil em São José dos Campos -SP e em fevereiro de 2023 inaugurei uma nova etapa, com minha noiva Rosana e meu ateliê também nesta cidade.





Alguns desenhos:




"Na arte, o ser humano se expressa por meio de elementos e símbolos que são transformados culturalmente. A arte está relacionada diretamente com o que vemos, sentimos e escutamos. Dessa forma o homem faz da produção artística caminho para a comunicação, e significação de ideias, sentidos e conhecimento.

A arte existe com o ser humano. Desde o início serviu como meio de comunicação e expressão de significados próprios, capaz de ilustrar acontecimentos ou buscar antever fatos ou conquistas da imaginária humana. A criatividade torna possível o imaginário, é invenção, trabalho e processo que perpassa o cognitivo e o sensível, ou seja, o ato de criar são necessárias ações como o pensar, organizar, elaborar, sintetizar e executar.


A arte é registro da história da humanidade, sobre as concepções do homem sobre si mesmo e do mundo. E é indispensável para o desenvolvimento humano desde a infância, pois é uma linguagem que se desdobra em várias outras, com características próprias, propicia mais de um entendimento, e está aberta a novos olhares, percepções, interpretações.



O Desenho é a arte e a técnica de representar, com lápis, pincel, pena, etc. um tema real ou imaginário de formas sobre uma superfície, por meio de pontos, linhas e manchas.


O desenho é forma privilegiada para a imaginação, fantasia, criação, onde podemos expressar sentimentos sobre a realidade de forma lúdica, utilizando-se apenas de formas, linhas, curvas e cores. Os desenhos refletem o grau de identificação com experiências próprias e com outros indivíduos, transformando-se em comunicação social".

Foi através do desenho que tive contato com Artes e sua expressão, e com a experiência e o contato com a Igreja, que então pude realmente investir em Arte Sacra:












11 comentários:

  1. lindo seu trabalho na berlinda .. quanto sai um trabalho desses c/ mesmo tamanho e-mail fabiohitalo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Seu trabalho é uma linda forma de evangelização!
    que Deus continue te abençoando e que você continue sendo esse canal de graça nas mãos de Deus!

    ResponderExcluir
  3. parabens seu trabalho é lindo e abençoado!
    forte abraço
    luciana andrade

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meu qrido amigo, além de ser grande admiradora da pessoa humana q vc é, sou também admiradora do seu trabalho e arte, Deus continue iluminando sua vida e guiando suas mãos em tudo que fizer. Bjus no coração.

    ResponderExcluir
  5. magnífico! explêndido! MM !!

    ResponderExcluir
  6. Parebéns! Ótimo trabalho. Sou O Frei José Reinaldo,OFM. Moro atualmente no Convento de São Francisco, Olinda-PE. Não tenho jeito com pinturas, nem tampouco com desenhos, kkkkk. Admiro muito quem expressa sua própria arte. Certamente você deverá, se já não o faz, contribuir qualitativamente para evangelização e para nossa liturgia católica. Felicidades! E um ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Que Deus continue te guiando para restaurar a arte sacras,não sónas Igrejas mas nas casas católicas também!

    Deo Gratias!

    ResponderExcluir
  8. esse seu trabalho é espetacular é um tom ou seja uma coisa te que Deus tem uma proporçao de reconhecer os nossos objetivos arte esta em nós.mas parabéns pelo seu trabalho.muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Caro Cristiano!
    Fiquei literalmente encantada com seus trabalhos e o de resatauraçao interessou-me mais pois é a minha profissão desde 1986.
    Tenho um carinho especial por Jacareí ,onde passei toda minha infancia entre tios, possuidores de uma fazenda de gado e amigos queridos da familia Madid!!
    Se eu puder te ajudar com minha experiencia terei imenso prazer!!
    Sóuma pequena historinha pra vc, qa cam que durmo, pertenceu ao casarão do Barão de Jacareí!Não é lina a historia?E durmo nela desd os meus dez anos de idade!!!
    Um abraço
    Beatriz Maria da Rocha e Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz Maria, Seria muito interessante marcarmos uma conversa. Quanod puder, por favor me ligue! abraço

      Excluir
  10. meu caro....
    parabens mesmo,,, excelente trabalho..
    sou franciscano e trabalho com arte (pintura em tela, entalhar velas e em madeira, etc) gostei muito do seu trabalho e me trouxe inspirações,,
    meus parabens
    manteremos contato: thiagofsma@gmail.com
    abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...