Perfil



Meu nome é Rodolfo Cristiano e nasci em Jacareí - SP, há alguns anos atrás e desde criança busquei no desenho a melhor forma de expressão do imaginário e do mundo que me acerca. Dessa forma sempre fazia meus trabalhos desprenteciosamente, porém, a busca de qualidade me levou a desenvolver melhor a técnica do desenho e de outras artes que hoje compartilho com vocês.

Trabalhei em várias Secretarias Paroquiais, em diferentes atividades, mas hoje, continuando prestando serviço como consultoria paroquial, principalmente na área administrativa e atendimento.

Sou formado em Arte Visuais, e minha defesa de tese foi "A importância do Desenho em sala de aula", tratando da pedagogia do ensino do desenho no ensino fundamental, cujos pequenos trechos podemos acompanhar abaixo.


Hoje me dedico a Arte Sacra, tanto no desenho, quanto pintura, e também restaurações de imagens, e ainda estudando iconografia. Também utilizo este blog para promover a Arte Sacra no mundo. Qualquer dúvida, sugestão e crítica pode ser mandada por e-mail no contato abaixo.





Meus desenhos começaram iguais aos de todos, (eu também fazia "homenzinho de palito" e casas "sem portas ou janelas").





"Na arte, o ser humano se expressa por meio de elementos e símbolos que são transformados culturalmente. A arte está relacionada diretamente com o que vemos, sentimos e escutamos. Dessa forma o homem faz da produção artística caminho para a comunicação, e significação de idéias, sentidos e conhecimento.

A arte existe com o ser humano. Desde o início serviu como meio de comunicação e expressão de significados próprios, capaz de ilustrar acontecimentos ou buscar antever fatos ou conquistas da imaginária humana. A criatividade torna possível o imaginário, é invenção, trabalho e processo que perpassa o cognitivo e o sensível, ou seja, o ato de criar são necessárias ações como o pensar, organizar, elaborar, sintetizar e executar.



A arte é registro da história da humanidade, sobre as concepções do homem sobre si mesmo e do mundo. E é indispensável para o desenvolvimento humano desde a infância, pois é uma linguagem que se desdobra em várias outras, com características próprias, propicia mais de um entendimento, e está aberta a novos olhares, percepções, interpretações.



O Desenho é a arte e a técnica de representar, com lápis, pincel, pena, etc. um tema real ou imaginário de formas sobre uma superfície, por meio de pontos, linhas e manchas.


O desenho é forma privilegiada para a imaginação, fantasia, criação, onde podemos expressar sentimentos sobre a realidade de forma lúdica, utilizando-se apenas de formas, linhas, curvas e cores. Os desenhos refletem o grau de identificação com experiências próprias e com outros indivíduos, transformando-se em comunicação social".

Foi através do desenho que tive contato com Artes e sua expressão, e com a experiência e o contato com a Igreja, que então pude realmente investir em Arte Sacra:








11 comentários:

  1. lindo seu trabalho na berlinda .. quanto sai um trabalho desses c/ mesmo tamanho e-mail fabiohitalo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Seu trabalho é uma linda forma de evangelização!
    que Deus continue te abençoando e que você continue sendo esse canal de graça nas mãos de Deus!

    ResponderExcluir
  3. parabens seu trabalho é lindo e abençoado!
    forte abraço
    luciana andrade

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meu qrido amigo, além de ser grande admiradora da pessoa humana q vc é, sou também admiradora do seu trabalho e arte, Deus continue iluminando sua vida e guiando suas mãos em tudo que fizer. Bjus no coração.

    ResponderExcluir
  5. magnífico! explêndido! MM !!

    ResponderExcluir
  6. Parebéns! Ótimo trabalho. Sou O Frei José Reinaldo,OFM. Moro atualmente no Convento de São Francisco, Olinda-PE. Não tenho jeito com pinturas, nem tampouco com desenhos, kkkkk. Admiro muito quem expressa sua própria arte. Certamente você deverá, se já não o faz, contribuir qualitativamente para evangelização e para nossa liturgia católica. Felicidades! E um ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Que Deus continue te guiando para restaurar a arte sacras,não sónas Igrejas mas nas casas católicas também!

    Deo Gratias!

    ResponderExcluir
  8. esse seu trabalho é espetacular é um tom ou seja uma coisa te que Deus tem uma proporçao de reconhecer os nossos objetivos arte esta em nós.mas parabéns pelo seu trabalho.muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Caro Cristiano!
    Fiquei literalmente encantada com seus trabalhos e o de resatauraçao interessou-me mais pois é a minha profissão desde 1986.
    Tenho um carinho especial por Jacareí ,onde passei toda minha infancia entre tios, possuidores de uma fazenda de gado e amigos queridos da familia Madid!!
    Se eu puder te ajudar com minha experiencia terei imenso prazer!!
    Sóuma pequena historinha pra vc, qa cam que durmo, pertenceu ao casarão do Barão de Jacareí!Não é lina a historia?E durmo nela desd os meus dez anos de idade!!!
    Um abraço
    Beatriz Maria da Rocha e Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz Maria, Seria muito interessante marcarmos uma conversa. Quanod puder, por favor me ligue! abraço

      Excluir
  10. meu caro....
    parabens mesmo,,, excelente trabalho..
    sou franciscano e trabalho com arte (pintura em tela, entalhar velas e em madeira, etc) gostei muito do seu trabalho e me trouxe inspirações,,
    meus parabens
    manteremos contato: thiagofsma@gmail.com
    abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...