terça-feira, 11 de setembro de 2018

Curso Prático: A Mandala




Expressões Na Arte Sacra: A Mandala

O Museu de Arte Sacra  de São Paulo promove nos dia 16 de setembro um curso prático sobre as Expressões Na Arte Sacra: A Mandalacom a Profª Especialista Silvana Borges.

A mandala é a elaboração de um desenho organizando em um círculo, e também em quadrados concêntricos, em uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o universo, resultando em uma imagem simbólica do cosmo.

Aula teórica (das 10h às 12h):
- As origens e representações do ciclo cósmico nas sociedades primitivas.
- O aspecto simbólico do círculo e da ligação cósmica dos templos às montanhas sagradas.
- As variações culturais da imagem ordenada das mandalas na arquitetura religiosa: nos círculos de pedras, nos labirintos, na cruz celta como símbolo da terra, nas rosáceas das catedrais cristãs, na roda medicinal e no apanhador de sonhos dos nativos americanos entre outras representações.
Intervalo - almoço
Oficina prática (das 13h às 16h):
- Confecção de uma mandala pessoal com a utilização de metodologias e materiais diversos.
Mais do que um resultado plástico, o trabalho artístico é um canal de expressão do indivíduo. Em um exercício de despertar a criatividade, liberando o criar artístico do rigor estético, a mandala sob o ponto de vista da psicologia junguiana no processo de individualização, promove uma experiência de autoconhecimento com a possibilidade de interpretação do resultado de cada trabalho.
Todo material está incluído no valor do curso.

Docente
Silvana Borges é artista plástica e arquiteta especialista em Conservação e Restauro nas áreas de Arte Sacra (pintura e imaginária) e Arquitetura (arte mural), profissional filiada ao International Council of Museums (ICOM), à Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR) e ao Centro de Estudos da Imaginária Brasileira (CEIB). Ministra palestras e cursos sobre a preservação do patrimônio e técnicas artísticas. Seus trabalhos estão publicados em conceituados catálogos artísticos e coletâneas literárias, recebendo diversas premiações e troféus, presentes em exposições e acervos de países como México, Itália, EUA, França, Espanha, Holanda, Hungria, Portugal e China em uma trajetória de 30 anos de atividades artísticas e literárias.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8855905584185083

Data: 16 de setembro de 2018 (domingo)
Horário: das 10h às 16h
Carga horária: 6hs
Vagas: 25
Valor: R$ 150,00 a vista – 180,00 parcelado (02 vezes)
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 - Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43.
O Museu fornecerá certificado de participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...