domingo, 26 de agosto de 2018

Peças Sacras Desaparecidas





Minas Gerais é o Estado brasileiro que tem o maior número de bens de reconhecido valor cultural e protegidos. Grande parte deles constitui o “patrimônio sacro”, composto pelos bens da Igreja, incluindo tanto as edificações religiosas (bens imóveis), quanto o acervo destas (bens móveis). Integram este acervo itens e objetos necessários para o rito da celebração religiosa (castiçais, âmbulas, turíbulos, entre outros, alfaias, vestimentas ou paramentos utilizados pelo pároco no exercício de suas atividades), a imaginária (esculturas de devoção, pintura, mobiliário, documentos, entre outros) e bens integrados (estruturas integradas ao templo, que conformam o interior da edificação, como retábulos, arco cruzeiro, entre outros).

No entanto, estima-se que 60% (sessenta por cento) do patrimônio cultural do estado de Minas Gerais tenha sido deslocado de seus locais de origem. Já no século XVIII, surgem notícias de furto de bens da Igreja Católica. A maior incidência de furtos, contudo, dá-se no século XX, após a valorização do barroco mineiro, quando as peças sacras – em especial a imaginária – adquiriram o caráter de obra de arte, em razão do seu valor artístico, tornando-se objeto de interesse para colecionadores e comerciantes de antiguidades.
Considerando que os bens sacros possuem grande relevância para o Patrimônio Cultural mineiro, configurando-se não só como testemunhos da fé e da religiosidade de um determinado grupo de pessoas, como também objetos que revelam aspectos históricos que se relacionam à ocupação e a formação de um determinado local, o MPMG realizou esta reunião imagens de bens culturais subtraídos no Estado, para levá-las ao conhecimento da população.
O objetivo é não apenas divulgar a imagem destes importantes bens culturais, impedindo seu esquecimento, como também mobilizar a sociedade para que colabore na identificação e resgate desses bens.

Qualquer pessoa que tiver informações sobre o paradeiro de qualquer das peças abaixo identificadas pode entrar em contato com o Ministério Público através do e-mail seccultural@mpmg.mp.br ou pelo telefone 127.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...