segunda-feira, 14 de maio de 2018

Músicas que marcaram a história de Minas Gerais são relembradas em concertos

Congonhas abriga a obra-prima de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho: os Passos da Paixão de Cristo e os 12 profetas em pedra-sabão. No bicentenário do escultor, celebrado em novembro de 2014, o Coral Cidade dos Profetas fez uma série de concertos na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Essa é uma das apresentações que marcam o aniversário de 30 anos do coro, que será comemorado nesta quinta-feira, 10, às 20h, na Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com o encerramento de sua Temporada de Concertos. A Orquestra Jovem da Secretaria Municipal de Educação também vai participar.


Os concertos realizados na Basílica relembravam peças musicais que marcaram a história de Minas Gerais durante o século 18. Além de valorizar a arte sacra, as apresentações eram uma oportunidade de apresentar a música mineira para as novas gerações. As apresentações atraíam pessoas de diversas cidades. “A Série de Concertos na Basílica era feita sempre no segundo sábado de cada mês. Achávamos que só pessoas de Congonhas e de cidades vizinhas iriam nas apresentações, mas vinha pessoas de outros lugares, como Santa Luzia, Contagem, Betim e Lagoa Dourada. A Igreja sempre ficava cheia e tinha tudo a ver, porque as músicas foram escritas na mesma época de sua construção”, conta o maestro José Herculano Amâncio.

O Coral Cidade dos Profetas é um dos grupos em atividade dedicado a executar o repertório da música colonial brasileira. Há 30 anos sediado em Congonhas, o grupo participa de eventos de Congonhas e região. Em seu currículo também estão os álbuns “Coral Cidade dos Profetas – Missa em Fá Maior, de Lobo de Mesquita” (2012) e o “Coral Cidade dos Profetas – Mestres do Colonial Mineiro” (2017). Segundo o maestro José Herculano, outro CD, intitulado de “Louvor à Virgem Maria” será lançado em breve.

Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, entidade sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública pela Lei Municipal 2617/2006, e pela Lei Estadual 19510/2011, oferece gratuitamente, por meio da Associação, formação musical a pessoas em idades que variam dos 12 aos 80 anos, e é reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...