sexta-feira, 11 de maio de 2018

Museo Diocesano di Arte Sacra - Diocesi di Nicosia




Depois de anos de espera em 26 de maio, o Museu Diocesano de Arte Sacra em Nicósia será inaugurado na igreja de San Biagio. Quatorze anos atrás, o museu parecia prestes a abrir, mas até hoje o Museu Diocesano permaneceu apenas no papel.

Em outubro de 2012, foi concluída a restauração da igreja de San Biagio, coordenada pela Superintendência de Enna. Na época, as instalações que receberão o próprio museu também foram reformadas devido à iminente inauguração do que será o único museu da cidade. Uma restauração complexa que viu a reconstrução do interior, desde o piso, feito com mármores até os estuques e a recuperação e restauração de obras de arte.

San Biagio na primeira metade de 1400 foi anexada ao mosteiro feminino que de 1889 até 1960 foi então a sede do seminário do bispo.

A igreja de San Biagio hoje abriga muitas obras de arte, incluindo pinturas de Velasco e esculturas de Li Volsi e muitos achados artísticos de outras igrejas em Nicósia.

Em agosto de 2015, o atual bispo da diocese, Salvatore Muratore, nomeou Lella Russo como diretora do Museu Diocesano.

Dentro do Museu Diocesano de Arte Sacra de Nicósia, eles serão expostas pinturas, jóias, livros antigos impressos, manuscritos, paramentos, esculturas e mobiliário litúrgicas, que data do décimo quarto do século XIX, a partir da Catedral de São Nicolau de Bari e de outros locais de culto locais.

Os museus diocesanos são uma categoria particular entre os museus eclesiásticos, documentam a história da comunidade diocesana de referência e preservam e valorizam seu patrimônio artístico. Eles representam uma categoria de museu recente e particular, difundida acima de tudo na Itália. Nascido no século XX (o primeiro foi o Museu Diocesano de Ancona, inaugurado em 1834), eles se espalharam por todo o território nacional.

No interior, o Arquivo Histórico Diocesano fundado em 2004 será abrigado, com um decreto institucional assinado pelo bispo Salvatore Pappalardo, responsável pela diocese de Nicósia na década de 1998-2008. O Arquivo estará localizado dentro do Museu Diocesano de Arte Sacra em Nicósia. Dentro do Arquivo estão preservados documentos que datam de 1818 até hoje, pertencentes aos fundos das várias paróquias pertencentes à Diocese de Nicósia; a maioria dos documentos é administrativa, mas também há documentos de vários temas divididos em diferentes fundos. Uma catalogação regular, bem como um inventário completo de conteúdo temático e datação, tanto em papel como em forma computadorizada, foram realizados de todo o patrimônio documental.

Sábado, 26 de maio a partir das 18 terá lugar a inauguração do museu, que vai falar na bispo da Diocese de Nicosia, Salvatore Muratore, o Vigário Episcopal da Arquidiocese de cultura Catania, Gaetano Zito, diretor do Museu Diocesano, Lella Russo Antonio D'Amico, conservador do museu.

A partir de 27 de maio, o Museu Diocesano estará aberto ao público nos seguintes dias e horários: Sábado das 15:30 às 19:30, domingo das 10 às 13 e quarta-feira com hora marcada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...