domingo, 6 de maio de 2018

A talha do Mestre Valentim na Coleção Ema Klabin

POR COMUNICAÇÃO

Ciclo de palestras do livro ``A coleção Ema Klabin`` - A talha do Mestre Valentim na Coleção Ema Klabin com André Tavares


Sábado, 12/05/18 das 11:00 às 13:00

gratuito

30 vagas por ordem de inscrição


*Imagem: Fotografia: Henrique Luz

Esta palestra visa oferecer uma breve história da produção do conjunto de talha decorativa elaborada para a Igreja de São Pedro dos Clérigos no Rio de Janeiro, atribuída ao Mestre Valentim e executada em 1799.

Será apresentada uma análise sobre o conteúdo estilístico da talha bem como sobre a história do edifício em que se instalou. Abordaremos a história da demolição do edifício e da dispersão de seu conteúdo, destacando o papel do colecionismo no processo de preservação das artes no século XVIII, sobretudo em meados do século XX, além de dados gerais sobre a produção e a formação do Mestre Valentim.

André Tavares

André Tavares é doutor em História e Artes pela UNICAMP. Dedica-se ao estudo do século XVIII, particularmente ao tema das circulações de modelos artísticos entre Europa e América. Desenvolve projeto de pesquisa sobre a presença britânica no Brasil e em Portugal, tendo sido bolsista do Yale Center for British Art (2016) e participado da Attingham Summer School for the study of historic houses and collections (2017) e Royal collection studies (2013). É professor no Departamento de História da Arte da UNIFESP.

Este encontro faz parte do ciclo de palestras sobre os capítulos do livro “A Coleção Ema Klabin”, editado recentemente pela Fundação. O livro poderá ser adquirido no dia da palestra pelo valor de R$ 20,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...