quarta-feira, 21 de março de 2018

Exposição: “Santo Sudário: Entre a Fé, a Arte e a Ciência”


MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO INAUGURA "SANTO SUDÁRIO: ENTRE A FÉ, A ARTE E A CIÊNCIA"

Sob curadoria de Jack Brandão, esculturas, pinturas, objetos arqueológicos e plotagens de obras sacras fundamentam uma verdadeira aula sobre o tema

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, exibe "Santo Sudário: Entre a Fé, a Arte e a Ciência", sob curadoria de Jack Brandão. Por meio de cerca de 40 obras do acervo do MAS/SP, entre esculturas, pinturas, objetos arqueológicos, além de plotagens de obras existentes em outros museus e igrejas, a mostra busca levar os visitantes a construir sua própria história do Sudário de Turim, a partir da união entre arte, ciência e fé.

"O Santo Sudário é considerado uma comprovação sagrada da passagem de Cristo para a eternidade", comenta José Carlos Marçal de Barros, diretor executivo do MAS/SP. Para esta nova mostra, o curador Jack Brandão, professor, mestre e doutor em Literatura, presenteia o público com uma verdadeira aula sobre o tema, baseado em considerações artísticas, místicas e científicas acerca do tecido que teria envolvido o corpo de Jesus após ser crucificado. "Procuraremos demonstrar como a relíquia transcende o religioso ao influenciar o artístico ao longo dos séculos, definindo, por exemplo, o rosto de Jesus; o histórico, ao nos fornecer preciosos dados arqueológicos sobre uma pena capital de séculos; o científico, de modo especial após sua primeira fotografia, quando passou a ser um dos objetos mais estudados no século XX, por diversas especialidades científicas", comenta.

Inserida em um vasto campo artístico, a mostra apresenta estilos e técnicas de épocas variadas, trazendo esculturas e pinturas do acervo do MAS/SP, bem como objetos arqueológicos e reproduções de obras sacras datadas a partir do século XIV. Nas palavras do diretor executivo do MAS/SP: "Temos certeza de que o visitante apreciará, sobremodo, mais esta comemoração da Páscoa do ano 2018 de Nosso Senhor Jesus Cristo".

Exposição: “Santo Sudário: Entre a Fé, a Arte e a Ciência”
Curadoria: Jack Brandão
Abertura: 24 de março de 2018, sábado, às 11h00
Período: 25 de março a 6 de maio de 2018

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo - www.museuartesacra.org.br
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)
Tel.: 11 3326-5393 – agendamento / educativo para visitas monitoradas
Horário: de terça-feira a domingo, das 9h00 às 17h00 (bilheteria das 9h00 às 16h30)
Ingresso: R$ 6,00 (estudantes e idosos pagam meia); grátis aos sábados
Técnicas: Esculturas, pinturas, objetos arqueológicos e plotagens
Número de obras: Cerca de 40

FONTE:
Museu de Arte Sacra de São Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...