quarta-feira, 21 de março de 2018

DEPOSIZIONI, a descida da Cruz arqueologia do desenho: de Pontormo a Caravaggio



Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Istituto Italiano di Cultura e Museu de Arte Sacra de São Paulo convidam para a exposição de Cesare Pergola

DEPOSIZIONI, a descida da Cruz
arqueologia do desenho: de Pontormo a Caravaggio

Curadoria
Luciano Migliaccio

Abertura Sábado 24 de março às 11:00h

Exposição de 25 de março a 06 de maio de 2018
MAS (Museu de Arte Sacra) Av. Tiradentes, 676, Luz, São Paulo (SP)

***
A exposição pode ser vista como uma reflexão sobre a condição típica da arte em nosso tempo: baseia-se em um processo de desconstrução que desloca a atenção da representação para as linguagens artísticas e as experiências estéticas atuais, apropriando-se de obras-primas da história da arte italiana.

O percurso desenvolve-se em momentos diferentes. O primeiro identifica algumas obras de arte de autores famosos, reproduzidos em muitos contextos, desde livros escolares, guias de museus até cartões postais. No caso deste evento, trata-se da Deposição (1528) de Pontormo (1494-1557), preservada na igreja de Santa Felicita em Florença e da Deposição (1602) de Michelangelo da Caravaggio (1571-1610), hoje na Pinacoteca Vaticana. Estas são obras com o mesmo tema, a descida do corpo de Cristo no sepulcro, que, no entanto, são considerados os vértices de dois movimentos artísticos opostos: Maneirismo e Naturalismo.

No segundo momento, as duas obras são transformadas em modelos digitais tridimensionais gerados por um programa de computador que os reproduz através de uma rede de pontos.

A terceira fase da produção envolve a intervenção da mão humana. A imagem da rede produzida pelo computador é projetada em papel na escala da pintura original e é desenhada com a tinta preta em um paciente e vagaroso exercício de interpretação manual, semelhante ao do gravador que traduzia em preto e branco as grandes pinturas do passado, antes da invenção da fotografia. Porém, com resultados bem diferentes.

A partir da condição tecnológica contemporânea, Cesare Pergola critica as noções de desenho, cópia, modelo. Como todo artista verdadeiro, ele se apropria de técnicas nascidas no campo da prática e usa-as de forma subversiva para torná-las ocasião para uma nova experiência estética.

(Luciano MIgliaccio, curador, é Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP) e Curador Adjunto de Arte Europeia do MASP (Museu de Arte de São Paulo).


Fonte: Página do evento

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