sábado, 17 de fevereiro de 2018

A pintura cristã mais antiga da América prestada pelo Museu Auch em Nova York

Texto de Sabine Gignoux 

Esta pintura emplumada, feita em 1539 por índios astecas para monges franciscanas na Cidade do México, será exibida em 26 de fevereiro no Metropolitan.



Esta fabulosa obra de arte é a pintura cristã mais antiga da América preservada até hoje. Feita inteiramente em penas, representa o milagre da Missa de São Gregório em que Cristo, cercado pelos braços da Paixão, apareceu no altar diante de uma duvidosa assembléia do mistério Pascal. Uma inscrição no perímetro indica que a pintura foi feita " em 1539 no México, sob o pontificado de Paulo III pelos cuidados do irmão menor Pierre de Gand ", apenas vinte anos após a conquista do México pelo espanhol Hernan Cortes!

Um trabalho profundamente hipnotizador

Este trabalho profundamente hipnotizador, que une a iconografia asteca e as técnicas indianas de plumaria, com um assunto católico, testemunham os inícios da evangelização do México pelos franciscanos. Pertence ao museu dos jacobinos em Auch, que abriga a segunda coleção de arte francesa pré-colombiana, depois da do Museu Quai-Branly em Paris. Muito famoso nos Estados Unidos, onde é reproduzido em livros didáticos, esta pintura, de 56 cm de largura e 68 cm de altura, acaba de ser emprestada ao Museu Getty em Los Angeles para uma exposição sobre os " Reinos de Ouro: Luxo e Heritage in the Ancient Americas "para ser apresentado a partir de 26 de fevereiro no Metropolitan New York.

" Cortes tem reputação de ser um conquistador sanguinário. Na verdade, ele desconfiava da Inquisição cujos excessos ele havia visto em Cuba já em 1511 ", diz Fabien Ferrer-Joly, curador do museu de Auch . "Por seu tio, fundador de um convento franciscano na Extremadura, ele estava muito perto dessa ordem e pediu a Carlos V para enviar monges franciscanos para o México. O último se estabeleceu como protetor dos índios contra os conquistadores que os reduziram à escravidão ... "O Papa Paulo III os apoiou publicando em 1537 o Bull Sublimis Deus, proibindo essa escravidão. " Realizado apenas dois anos depois deste Touro, a Missa de São Gregório provavelmente foi feita para ser enviada a Romaem agradecimento "Continua Fabien Ferrer-Joly.
A caneta, mais preciosa do que o ouro para os astecas

O Irmão Pierre de Ghent, mencionado na pintura, fundou no México em 1529 uma escola de arte que integra os plumassiers astecas. " Os franciscanos rapidamente entenderam que evangelizar os índios, eles tinham que confiar em suas tradições e seu simbolismo. Daí a escolha de uma obra de araras emplumadas e cotingas, um material mais precioso do que o ouro na cultura asteca, reservado aos deuses, aos grandes governantes e a alguns guerreiros " ,observa o conservador.

O próprio layout dos braços da Paixão retoma o dos códices astecas e os motivos que adornam o antependium do altar são tipicamente indianos. Preocupados com a inculturação, os franciscanos e os dominicanos optaram por evangelizar os índios em língua vernácula. " Da mesma forma, eles construíram igrejas muito pequenas, com uma loggia na frente da qual o sacerdote oficiou diante de uma assembléia ao ar livre onde os índios estavam dançando. Havia uma verdadeira utopia franciscana para criar lá, um novo cristianismo, livre da corrupção das sociedades ocidentais "Recupera Fabien Ferrer-Joly, sem, no entanto, esconder o terrível choque e devastação da Conquista com as populações indígenas. Decimados pelas epidemias, passaram em um século de 20 milhões de habitantes para apenas 1 milhão.

Como a Missa de São Gregório, criada no México, chegou a Auch? Ela foi interceptada por corsários durante a viagem a Roma? Nós não sabemos. Foi um negociante de antiguidades que o redescobriu na França em uma venda de cesto em 1985. Desejando vendê-lo nos Estados Unidos, ele pediu um certificado de exportação do Ministério da Cultura, subestimando o preço do em 70 mil francos (€ 11,000). Isso permitiu que o ministério o bloqueasse e o museu de Auch para adquiri-lo para completar sua coleção de arte americana, agora rica em 40 mil objetos.

Fonte: La Croix

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...