quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Exposição: "A História do Ceará na Arte Sacra" - Dia do Ceará

Dia do Ceará é comemorado nesta quarta, em Aquiraz

Fonte: Secretaria da Cultura/Assessoria de Comunicação/ Governo do Estado do Ceará

Na programação especial do evento do Dia do Ceará acontecem apresentações do grupo musical da Tapera das Artes, do grupo Caninha Verde e da banda Os Alfazemas

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e a Prefeitura Municipal de Aquiraz realizam, nesta quarta-feira (17), a comemoração de 219 anos de emancipação do Estado. A programação especial comemorativa ao Dia do Ceará será realizada no município de Aquiraz, primeira capital do Estado, com abertura oficial às 8h, na Praça Cônego Araripe, a Praça da Matriz. Estão programadas para acontecer diversas apresentações culturais, como a do grupo musical da Tapera das Artes, do grupo Caninha Verde e da banda Os Alfazemas. O público também poderá conferir uma visita guiada ao Museu Sacro São José do Ribamar, equipamento da Secult, que abriga a exposição “A História do Ceará na Arte Sacra”. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura de Aquiraz e acontece inteiramente com entrada franca.

Às 8h, a programação festiva do Dia do Ceará terá início com o hasteamento da bandeira será acompanhado pela música do grupo convidado Sons da Vila, de Aquiraz. Na sequência, de 10h30 começam as visitas guiadas pelo Museu Sacro São José de Ribamar, que está com a exposição de longa duração intitulada “A História do Ceará na Arte Sacra”. As visitações continuam até 19h. Criado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o equipamento foi o primeiro museu sacro instalado no território cearense, no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, edificação erguida entre fins do século XVIII.

O equipamento cultural passou a abrigar um conjunto de objetos religiosos advindos dos vários municípios e paróquias cearenses. Esse acervo é constituído por uma diversidade de imagens de santos e de anjos, objetos das procissões religiosas, parâmetros litúrgicos, missais etc., totalizando cerca de 1.400 peças, muitas de notório valor artístico e cultural, que nos remetem ao barroco colonial cearense.

Pela noite, às 18h, a Prefeitura Municipal de Aquiraz realiza a abertura da Praça Gastronômica durante as atividades comemorativas. Em seguida, às 18h30, acontece a 6ª Novena de São Sebastião e a Missa da Festa do Co-Padroeiro São Sebastião.

A abertura da solenidade com a presença do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, autoridades e a mestra da cultura Cacique Pequena, acontece às 20h. A festa continua com apresentação do grupo musical Tapera das Artes, às 20h30, seguida pela apresentação do grupo Caninha Verde, da Banda de Fanfarra FRS Percusssão do Batoque. O encerramento, às 21h30, fica por conta do show da banda Os Alfazemas.


O Dia do Ceará

O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa referenciando o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799, tornando-se administrativamente independente. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.

A lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.
Mais informações/entrevistas:

(85) 98824 – 0994 – Lucas Benedecti (Secult)
(85) 98848 . 4987 – Paula Candice (Secult)
(85) 98817 . 5149 – Ivna Girão (Secult)
(85) 3101 – 6761 / imprensasecultce@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...