domingo, 21 de janeiro de 2018

Exposição: "Clemente XI - Colecionador e patrono iluminado"

A figura do Papa Clemente XI, colecionador e patrono esclarecido. Uma exposição notável no Complexo Monumental de San Salvatore em Lauro del Pio Sodalizio dei Piceni em Roma revela a preciosa atividade de seu pontificado.


A exposição intitulada "Clemente XI - Colecionador e patrono iluminado" aberta até 25 de fevereiro de 2018 em exibição no Complexo Monumental de San Salvatore em Lauro del Pio Sodalizio dei Piceni em Roma homenageia o grande Papa Clemente XI e sua família de prestígio. O evento faz parte da iniciativa "Il Pio Sodalizio dei Piceni para as áreas afetadas pelo terremoto", visando manter a atenção do público no drama que atingiu a região em 2016.

 

O cardeal Giovanni Francesco Albani, de Urbino, de uma família rica e respeitável, que subiu ao trono papal em 23 de novembro de 1700 com o nome de Clemente XI, antes e durante seu pontificado, revelou um considerável gosto estético e colecionismo.
Partindo do conspícuo fundo de Albani, a exposição conta, em quatro seções para 40 obras no total , o caminho da coleção do Pontífice iluminado.



Notáveis ​​são as obras e os nomes dos artistas que fizeram parte da comitiva de Clemente XI , que vão desde Carlo Maratta, Procaccini, até Francesco Mancini. É uma exposição singular que ilustra com pinturas, desenhos e estampa, obras de ourives, artes de acordo com o patrocínio do Papa Albani.

A exposição é uma oportunidade importante para estudar a arte dos anos '700 proveniente desse rio produtivo que foi Urbino. O fundo Albani há muito esquecido é o fundo documental da família Albani datada de 1818.



Este fundo tem o mérito de registrar e catalogar todos os ativos nas casas da cidade de Urbino e aqueles localizados nos arredores imediatos. A partir desta herança listada pelo Notário Parenti - Inventário dos herdeiros do Príncipe C. Albani de 1818 - vem uma rica lista de pinturas onde é a presença de pintores antigos, provavelmente coletados pelo avô e pelo pai de Clemente XI, mas também e sobretudo um longo lista de óleos em tela feita por autores ativos na segunda metade do século XVII.


De fato, as pinturas de Raphael, Barocci e seus alunos, de Giovanni Lanfranco, Guido Cagnacci, Guido Reni e Simone Cantarini, apenas para citar alguns, são acompanhadas por inúmeras pinturas feitas por pintores protagonistas da primeira hora da política artística de Clemente XI .

Clemente XI, um padroeiro e colecionador iluminado, durante seu papado prossegue uma política cultural considerável.

A paixão pela erudição determinou a fundação de uma importante seção oriental da Biblioteca do Vaticano com a descoberta de numerosos e preciosos manuscritos; Sua sensibilidade para a proteção do patrimônio artístico-arqueológico de Roma favoreceu a ação merecedora de Francesco Bianchini e Marcantonio Boldetti.

Ele era um patrocínio composto por inovações, escavações arqueológicas e restauração de igrejas e monumentos , cujos principais protagonistas eram Fontana e Carlo Maratta: as restaurações dos salões de Raphael, do Panteão, da Basílica de São Clemente e da a descoberta e a montagem da coluna de Antonino.

Texto de: Carlo Franza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...