sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

‘As Conferências do Museu’ - Portugal

MASF debate Questões de Arte Sacra
‘As Conferências do Museu’ voltam nos dias 1 e 2 de Março com onze conferencistas e espaço para todos os que queiram mostrar trabalhos

teto de PAULA HENRIQUES /




O Museu de Arte Sacra do Funchal promove pelo segundo ano ‘As Conferências do Museu’, um espaço de debate e reflexão sobre temas ligados à investigação científica em torno da Arte, do Património e da Museologia, com ligação ao espaço cultural e à herança artística e patrimonial madeirense. As próximas são nos dias 1 e 2 de Março, dedicadas este ano a Questões de Arte Sacra e serão aprofundadas em dois painéis temáticos: ‘Expressões do Património Cultural Religioso’ e ‘A Construção do Espaço Sagrado’. José Tolentino Mendonça é o orador principal, numa lista com uma dezena de convidados.

Este ano, a edição tem a particularidade de abrir espaço a todos aqueles que estudam, participam ou desenvolvem investigações e estudos no âmbito dos temas propostos e que queiram divulgá-los através de posters. A lista completa pode ser consultada na página das Conferências do Museu’. Inclui trabalhos versando desafios para a preservação dos bens culturais da Igreja, processos de musealização da arte sacra; expressões do património cultural religioso material e imaterial e a sua salvaguarda, a construção do espaço sagrado e a reabilitação e alteração do património religioso edificado, entre outros.

As propostas devem ser enviadas até ao dia 12 de Fevereiro. Estes posters serão expostos numa sala durante o decorrer do evento.

‘As Conferências do Museu’ começam no dia 1 de Março às 10h15, logo depois da sessão de abertura presidida pelo director do MASF, João Henrique Silva. José Tolentino Mendonça, poeta e teólogo, professor na Universidade Católica Portuguesa, escolheu falar sobre ‘Arte, mediação e símbolo: O sentido que vem’. Depois de um curto intervalo segue-se o debate em torno desta intervenção e ao meio-dia será lançado o MASF Journal.

Após o almoço, tem início o painel temático dedicado às ‘Expressões do Património Cultural Religioso’. Intervêm Nuno Saldanha, Maria Isabel Roque, Helena Rebelo, Sandra Costa Saldanha e Joaquim Ganhão. Nuno Saldanha está ligado ao Instituto de Arte, Design e Empresa (IADE) - Universidade Europeia, vai falar de ‘Arte sacra, culto, cultura e património’, às 14h30. Logo depois, Maria Isabel Roque, que integrou o grupo de trabalho para a versão portuguesa do projecto internacional Thesaurus: Vocabulário de objectos do culto católico, apresenta ‘A arte sacra: Museus e exposições numa sociedade secularizada’. A convidada desenvolveu a tese de doutoramento ‘Musealização do sagrado: Práticas museológicas em torno de objectos do culto católico’.

Pelas 15h30, é a vez de intervir Helena Rebelo do CIERL - Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira. Falará sobre ‘A tradição das ‘saloias’ nas visitas das insígnias do Espírito Santo’ na Madeira. Musealizar um património imaterial? A questão será desenvolvida até ao intervalo.

A directora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais vem falar de um trabalho que conhece de perto, a gestão e missão dos bens culturais da Igreja. Sandra Costa Saldanha é também membro do Conselho Nacional de Cultura, na Secção de Património Arquitectónico e Arqueológico. Intervém pelas 16h15.

A última intervenção do dia é a de Joaquim Ganhão. Traz o caso do Museu Diocesano de Santarém, ‘A face visível de um projecto de salvaguarda e valorização do património cultural da Diocese’. Joaquim Ganhão é padre e director do museu da Diocese de Santarém.

‘As Conferências do Museu’ continuam no segundo dia com um programa mais abrangente. Além das palestras, inclui projecções e um almoço. A manhã é dedicada ao debate do tema do segundo painel: ‘A Construção do Espaço Sagrado’.

‘Existe uma arquitectura religiosa?’ Bernardo Pizarro Miranda vai responder. O investigador do CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, do Instituto Universitário de Lisboa venceu em 2012 o concurso de ideias ‘Desafios Urbanos’, para reabilitação do centro histórico do Porto. Às 9h30. Meia hora depois, João Alves da Cunha, investigador do Centro de Estudos de História Religiosa, da Universidade Católica Portuguesa, traz ao encontro a ‘Arquitectura religiosa em Portugal – Séculos XX e XXI’; e às 11 horas João Norton Matos, do Centre Sèvres, da Faculté Jésuite de Paris, apresenta ‘Artes e arquitectura na mediação do sagrado’. O padre comissariou a exposição ‘Made in Germany: Arquitectura + Religião’ que passou por várias cidades do mundo.

Após um intervalo, o programa centra-se em casa, com o artista plástico e responsável pelo Serviço Educativo do MASF a abordar ‘Arte Sacra na Madeira: o contemporâneo artístico no espaço religioso’. Martinho Mendes é também membro do CIERL.

A contribuir para o segundo e último painel estará também Joaquim Félix da Faculdade de Teologia, Braga, e da Universidade Católica. Vai enquadrar mais um exemplo nacional. ‘Arte litúrgica com amor: Criações das novas capelas de Braga’, às 11h45. Um debate encerra o segundo e último painel e antecede o almoço das ‘Conferências do Museu’, aberto a quem quiser se inscrever.

Os trabalhos continuam às 15 horas com a projecção do documentário ‘Sagrado’ (2012), de Nuno Grande, um filme de 26 minutos sobre a Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Inclui conversas com os arquitectos e uma visita ‘guiada’. No final, uma apresentação do produtor Luís Urbano, da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

A sessão de encerramento da edição deste ano é às 16 horas, com João Henrique Silva. Antes, o programa cede espaço para a transmissão de uma mensagem gravada de Guilherme de Oliveira Martins, ex-ministro da Presidência, das Finanças e da Educação, ex-presidente do Tribunal de Contas, actual administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, a intervir como coordenador nacional do Ano Europeu do Património Cultural.

Para participar nas ‘Conferências do Museu’ terá de se inscrever, o período de inscrições teve início na segunda-feira e decorre até aos dias do evento. No entanto, se se inscrever até ao dia 25 de Fevereiro, a participação tem um custo de 25 euros para o público em geral, 15 para estudantes; de 26 a 28 de Fevereiro sobe para 30 e 20 euros, respectivamente; e nos dias 1 e 2 de Março, dias do evento, custam 35 euros para o público em geral e 25 para estudantes. Inscrições e mais informações estão disponíveis no endereço electrónico https://conferenciasmasfsite.wordpress.com/inscricoes. O almoço do dia 2 de Março, custa 18 euros. O local ainda não está definido.

Fonte: DNoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...