domingo, 14 de janeiro de 2018

A Arquitetura Como Suporte Da Pintura II


Museu de Arte Sacra de São Paulo promove um Curso Livre sobre o tema "A Arquitetura Como Suporte Da Pintura II", com a Profª. Silvana Borges

Profª. Silvana Borges. Arquiteta, conservadora e restauradora de bens culturais. 

O curso aborda as expressões artísticas que necessitam da arquitetura como suporte: a pintura mural, azulejo, mosaico, entre outros, traçando um panorama desde a arte rupestre até o movimento muralista no século XX; exemplificando as técnicas de execução e alguns estudos de caso quanto às problemáticas de preservação desse patrimônio. O curso destina-se ao público em geral, estudantes e profissionais conservadores e restauradores.

OBJETIVO
Traçar um panorama das expressões artísticas que utilizam a arquitetura como suporte, ressaltando a relação entre a pintura parietal e o espaço edificado, e como o uso do espaço arquitetônico está diretamente ligado à preservação do patrimônio artístico que o utiliza como suporte. 

OBJETIVO ESPECÍFICOApresentar a evolução da arte parietal na arquitetura, analisando os estilos e técnicas empregadas em sua execução, com estudos de caso de conservação e restauro de monumentos e sítios na reflexão sobre as problemáticas quanto a sua preservação, compreendendo como os significados atribuídos a esses espaços representam um valor adicional que transcende a sua materialidade dentro da Teoria Contemporânea da Conservação. 

JUSTIFICATIVAA discussão sobre o legado histórico representado pelo patrimônio arquitetônico existente demonstra como as ações de conservação são necessárias, e que a forma mais viável da nossa memória cultural ser preservada ocorre pela valorização do bem cultural no conhecimento de sua importância pela sociedade e principalmente por aqueles que fazem utilização desses espaços.

05 de março: 19hs
PALESTRA GRATUITA: Apresentação da temática do curso traçando um panorama da pintura parietal da Antiguidade ao século XX, evidenciando o papel da arte mural na disseminação da informação e demonstrando algumas importantes ações de conservação e restauração necessárias para a preservação do patrimônio cultural edificado. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO
12 de março:
1ª. Aula – Introdução à arte mural, a evolução das técnicas e os materiais artísticos empregados não apenas na pintura, mas também fazendo referência aos elementos integrados ao edifício, apresentando as suas origens e metodologias de execução, como o afresco e o mosaico entre outros estilos de decoração mural.
19 de março:
2ª. Aula – A arquitetura de terra (taipa, adobe e pau-a-pique) das suas origens, fazendo referência a construção do Mosteiro da Luz, até a sua utilização na Arquitetura Contemporânea. Apresentação da técnica do tabique em uma pesquisa in loco realizada na localidade de Salzedas, evidenciando a técnica construtiva ainda existente na região norte de Portugal.
26 de março:
3ª. Aula – Introdução às técnicas e estilos da pintura mural no Brasil do período Colonial ao Barroco, exemplificando os acabamentos fingidos e a pintura ilusionista com alguns estudos de caso e metodologias de conservação e restauração na preservação de monumentos históricos.
02 de abril:
4ª. Aula – A pintura mural no Brasil até o século XXI com o retorno das antigas técnicas aplicadas às novas expressões artísticas associadas à arquitetura moderna e contemporânea, com alguns estudos de caso na preservação de monumentos históricos.
09 de abril:
5ª. Aula – A conservação e restauro de pinturas murais, as etapas de análise de patologias e propostas de tratamento. A importância do uso da cal nas argamassas de restauração. Apresentação das metodologias de investigação com estudos de caso de propostas de intervenção.
16 de abril:
6ª. Aula – Discussão entre a teoria e prática na conservação e restauração arquitetônica, inclusive na reconstrução de elementos perdidos e abordagens na reintegração cromática de pinturas, colocando em discussão as recomendações do ICOMOS e a evolução dos materiais utilizados até os avanços da  nanotecnologia.

SILVANA BORGES
Profissional associada ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), International Council of Museums (ICOM), Associação Brasileira de Conservação e Restauração de Bens Culturais (ABRACOR) e ao Centro de Estudos da Imaginária Brasileria (CEIB). Sua produção em artes plásticas encontra-se publicada em conceituados catálogos artísticos, recebendo inúmeras premiações e troféus com participação em exposições e presentes em acervos de países como México, Itália, EUA, França, Espanha, Holanda, Hungria, Portugal e China. Com premiações também na área literária, é autora de textos em prosa e contos infantis publicados em coletâneas com lançamento no Brasil e exterior em traduções para o inglês, francês e alemão. É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é especialista na área de Conservação e Restauro de Arte Sacra, Arquitetura e Pintura de Cavalete, atuando profissionalmente na preservação do patrimônio artístico e cultural com foco na imaginária sacra (madeira, gesso e terracota), e no restauro arquitetônico de pinturas murais nos processos de prospecção arquitetônica estratigráfica, colorimetria e reintegração pictórica. Presta assessoria na elaboração de levantamento e pesquisa em Restauração e Conservação Arquitetônica, Bens Móveis e pequenos acervos. A sua atuação na conservação e restauro arquitetônico esteve presente na abertura do Simpósio "Preservação do Patrimônio Artístico & Cultural Católico", promovido pela Arquidiocese de São Paulo .

Período: 12/19/26 de março e 02/09/16 de abril de 2018
Horário: das 19 às 21hs Carga horária: 12hs Vagas limitadasValor: R$ 350,00 a vista – ou R$ 400,00 (duas vezes) – a inscrição é formalizada mediante o envio do comprovante de depósitoInscrições: mfatima@museuartesacra.org.brInformações: (11) 5627.5393Local: Museu de Arte Sacra de São PauloEndereço: Avenida Tiradentes, 676 - Metrô Tiradentes.Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43.
O Museu fornecerá certificado de participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...