quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

FCC será parceira na restauração da histórica Capela de São João Batista em Penha



A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da sua Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural, e a Prefeitura do Município de Penha firmaram um termo de cooperaçã técnicas para o restauro da Capela de São João Batista, construída em 1759, na localidade conhecida como Armação do Itapocorói. A parceria terá validade até dezembro de 2018, ficando a FCC encarregada de uma série de ações, dentre elas promover a higienização e guarda das obras sacras na reserva técnica do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor).

O termo foi assinado na quarta-feira (20) em Florianópolis entre o prefeito de Penha, Aquiles José Scheider da Costa, e o presidente da FCC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. Caberá a Fundação Catarinense de Cultura elaborar o termo de referência para a contratação do projeto de restauração da capela e de suas obras sacras, além de auxiliar o município na busca de recursos para contratar o projeto e a obra de restauro. Para isso se valerá da busca de mecanismos de incentivo, como editais públicos e programas de financiamento de projetos culturais.

A FCC também acompanhará a execução do projeto e o desenvolvimento dos trabalhos. “Além de garantir o restauro desse bem cujo valor histórico e artístico é incontestável, temos a missão também de auxiliar o município na busca de parceiros para fomentar as atividades de preservação e conscientização naquele espaço após a obra”, adianta o Rodolfo Pinto da Luz.

A Capela de São João Batista é datada de 1759 e foi construída em alvenaria de pedra ajuntada, com argamassa de cal do mar e areia. Fica até hoje localizada em região privilegiada, na elevação da extremidade sul da enseada do Arraial de Itapocorói – como era chamada a localidade à época. As linhas retas, ao estilo colonial é um marco característico das construções da época que se conservam até hoje.


Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...