quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Ministro da Cultura visita obras na igreja da Conceição dos Militares no Recife



O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, visitou nesta sexta-feira (06/10) as obras na Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, no bairro de Santo Antônio. O ministro foi acompanhado de perto pelo padre Rinaldo Pereira dos Santos, presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Cultura e membro da Comissão Arquidiocesana de Intervenção das Irmandades e Confrarias. A igreja da Conceição dos Militares é uma das que recebem patrocínio do PAC das Cidades Históricas, executado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (IPHAN). Na Arquidiocese de Olinda e Recife, também recebem este patrocínio a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, em Olinda, e a matriz do Santíssimo Sacramento, em Recife.

Segundo o padre Rinaldo Pereira, o ministro ficou encantado com a beleza da igreja e com o trabalho que tem sido feito pela equipe especializada. Construída ao longo do século XVIII pela Irmandade dos Sargentos e Soldados da Guarnição de Recife, a igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares exibe fachada simples e tem em seu interior riquezas como a imagem de Nossa Senhora da Conceição no altar-mor, talhas em rococó branca e dourada no arco central e pinturas de forro que retratam a Virgem Maria grávida e a primeira batalha dos Guararapes.

Na ocasião, padre Rinaldo tratou com o ministro sobre o projeto do Seminário de Olinda e o projeto de restauro e requalificação do Museu de Arte Sacra de Pernambuco, que estão aguardando aprovação do Ministério da Cultura para receber, no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), incentivo da Lei Rouanet. “Nosso objetivo é, cada vez mais, estabelecer parcerias para que, levando em consideração aquilo que o acordo Brasil-Santa Sé preconiza desde 2010, de corresponsabilidade pela manutenção e promoção do patrimônio histórico da igreja, quer seja pelo estado brasileiro, quer seja pela igreja católica, possa se consolidar cada dia mais entre nós”, pontuou o sacerdote.

Participaram da visita uma equipe do IPHAN, representante do MINC do Nordeste, e o representante responsável pelo PAC das Cidades do IPHAN. Para o padre Rinaldo Pereira, foi um encontro frutuoso. “Receber o ministro foi uma alegria. Iniciativas como esta só favorecem a cultura pernambucana”, concluiu padre Rinaldo.

Fonte: Pascom AOR / Arquidiocese de Olinda e Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...