quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Irmãos devotos expõe trabalhos em mostra no Museu de Arte Sacra




Celestial Exposição

Foto: Rogério Marques / OVALE
Por  Paula Maria Prado@paulamariaprado
São José dos Campos

Devotos de Nossa Senhora Aparecida, os irmãos David e Allan Guglielmoni, de Igaratá, encontraram na santa inspiração para a criação das peças de sua nova exposição: "Celestial", que pode ser vista no museu de Arte Sacra de São José até 20 de dezembro.

As peças, em xilogravura - gravura em relevo sobre a madeira -, foram produzidas ao longo do último ano. Entre as obras em destaque está uma Nossa Senhora Aparecida cravejada de pedrinhas brilhantes. Há ainda "Sagrado Coração", "Santa ceia", "Jesus Cristo" e uma releitura de "Bom Jesus de Matosinhos", do artista mineiro Aleijadinho (1730 - 1814).

"Eu desenho desde criança e, com 15 anos de idade comecei a ser chamado para fazer alguns trabalhos artísticos para empresas", contou David, que é autodidata e, formado em Ciências Sociais, se interessou pela arte sacra, barroca e pelo trabalho artesanal em madeira durante a faculdade.

Enquanto um irmão gosta de temas históricos, Allan, que começou na madeira inspirado pelo irmão, prefere se pautar na cultura regional e na natureza.

DINÂMICA.


Cada um faz o seu trabalho do seu jeito. Mas o modo de produção é parecido. "Primeiro estudamos o tema, depois criamos os desenhos digitalmente, utilizamos um software para nos auxiliar nas primeiras marcações e só então começamos a esculpir", contou David. "Alguns quadros levam até quatro meses para ficar pronto e fazemos do desenho a moldura em uma única prancha de madeira", completou Allan.

A tábua utilizada provém de demolição e floresta de manejos sustentáveis.

O museu fica na travessa Chico Luiz, 67, Centro. Entrada gratuita..

Fonte: O Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...