sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Igreja histórica degradada preocupa moradores de distrito em Ouro Preto (MG)

Templo de 250 anos, que é tombado, precisa passar por reformas.


G1 – Divulgação/Internet

Uma igreja de 250 anos é motivo de preocupação para moradores de Glaura, distrito de Ouro Preto, na Região Central do Estado. Problemas na fundação e rachaduras estão ameaçando o templo que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), desde 1962.


A Igreja de Santo Antônio, única do lugarejo, está interditada há mais de um ano. Segundo os moradores, a fundação da torre direita cedeu, aí a pedra afundou, a parede rachou e a Defesa Civil de Ouro Preto fechou a igreja para missa.


Em 2013 ela estava no pacote do PAC Cidades Históricas, do governo Dilma Rousseff (PT), e ia passar por uma restauração que já deveria ter ficado pronta, mas até hoje o projeto continua no papel.


As 143 peças sacras foram levadas para o museu da arquidiocese de Mariana, também na Região Central. A missa foi transferida para um salão e ela está ficando vazia. O telhado estava quebrado, e as fendas nas paredes estão aumentando.


Segundo os moradores, as últimas reformas autorizadas pelo Iphan foram feitas por eles. A do telhado custou R$ 2,2 mil e há pouco tempo a comunidade gastou mais R$ 600 reais para colocar escoras de madeiras no pórtico de entrada, que está com uma rachadura enorme.


O Iphan também colocou um vidro que serve de aviso. Se deslocar ou quebrar significa que a rachadura aumentou. Quem monitora o vidro é a própria comunidade.


A chegada do período chuvoso é mais um problema para a igreja, segundo os moradores.

O Instituto afirmou que a expectativa é que a obra na igreja comece no início do ano que vem.

Fonte original da notícia: MGTV – Belo Horizonte
Fonte: Defender

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...