quinta-feira, 28 de setembro de 2017

I Congresso Nacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural


Divulgação do I Congresso Nacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT-Cuiabá) e o CICOP-Brasil convidam profissionais e alunos de graduação para o “I Congresso Nacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural: Fronteiras do Patrimônio”. 

Pela primeira vez a UFMT vai sediar um congresso de nível nacional relativo ao assunto da preservação do patrimônio cultural. Trata-se de uma oportunidade de reunir especialistas sobre o assunto nesta universidade, de fomentar o debate regional - além do nacional - e de dar visibilidade ao patrimônio cultural desta vasta região que, embora já reconhecido pelo Iphan, ainda é pouco difundido em nível nacional.

Em resumo, o congresso irá discutir limites e fronteiras – subjetivas e físicas -, possibilidades, experiências e o futuro da salvaguarda do patrimônio cultural no Brasil, seja para fortalecer identidades, como também favorecer uma visibilidade mais democrática do patrimônio de regiões fronteiriças e distantes dos centros de maior visibilidade do país. Salientamos ainda que em 2017 se comemora o 80º. aniversário do Iphan, ocasião propícia para ampliar, no território e no tempo, os debates sobre a salvaguarda do patrimônio cultural.

Serão abordados os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Linha Temática 01 – Patrimônio Como Política: gestão, políticas e programas públicos e ações privadas.
Linha Temática 02 – Patrimônio Como Paisagem: paisagens culturais e lugares de memória; patrimônio imaterial e a ressignificação da paisagem.
Linha Temática 03 – Patrimônio Como Projeto: projetos ou considerações sobre restauro, conservação, reabilitação ou requalificação do espaço urbano e do edifício.

PALESTRANTES
Profª. Drª Beatriz Piccollotto Siqueira Bueno, Universidade de São Paulo, Brasil
Prof. Dalmo Vieira Filho, Universidade Federal de Santa Catarina
Profª. Drª Iris Kantor, Universidade de São Paulo, Departamento de História, SP
Profª. Drª. Lia Motta, Iphan, Copedoc/DAF/RJ
Prof. Dr. Nivaldo Vieira de Andrade Junior, Universidade Federal da Bahia
Profª. Drª. Rosio Fernandez Baca Salcedo (UNESP, CICOP Brasil)
Profª. Vera Baggetti e Zuleica de Arruda (profissionais estudiosas especialistas na cultura da região de Mato Grosso)

Título
I Congresso Nacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural

Tipo
Evento

Website
https://cicop2017ufmt.wixsite.com/cicop

Organizadores
Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (FAET-UFMT) e o Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio (CICOP/Brasil)

De
03 de Outubro de 2017, 09:00

Até
07 de Outubro de 2017, 21:00

Onde
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Endereço
Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 - Bairro Boa Esperança. Cuiabá - MT

Fonte:Arch Daily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...