segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Aquecedores trouxe ataques de xilófagos aos retábulos nas Igrejas


Manutenção do retábulo de San Vicente de San Sebastián. / JUANJO AYGUES

A diminuição da umidade tem acelerado a deterioração de imagens e ornamentos de madeira. Insetos que costumavam desaparecer no inverno, encontraram uma temperatura estável para se reproduzir durante todo o ano

Texto de
BORJA OLAIZOLA 


A introdução de aquecedores em igrejas guipuzcoanas causou uma deterioração acelerada de imagens, retábulos e outros elementos de madeira. O mobiliário de quase quatrocentos templos registados no território sofreu a queda súbita da umidade causada por sistemas de ar condicionado instalados. "A presença de xilófagos aumentou e imagens policromadas e cobertura retábulos caiu quando seca a madeira", resume Koldo Apestegui responsável pelo patrimônio artístico da diocese de San Sebastian e pároco da Bom Pastor de San Sebastián.

A madeira é um material vivo que reage às condições ambientais. Elementos como retábulos ou imagens que adornam muitas das igrejas de Gipuzkoa tinha permanecido durante séculos em um ambiente envolvente estável: com a chegada do inverno temperaturas desceram e aumenta a umidade, que já era alta nos meses mais quentes, ele cresceu ainda mais: "A madeira absorvia a umidade e manteve-se estável durante todo o ano," explica Apestegui.
Efeito inesperado

As coisas começaram a mudar com a chegada na década de setenta com as primeiras calefações nas paróquias. O desejo de tornar a estadia mais confortável dos paroquianos nos meses frios ​​teve um efeito inesperado: o patrimônio artístico de templos com radiadores começou a ressentir-se rapidamente. "o primeiro efeito - conta o responsável pelo patrimônio artístico da diocese - eram os xilófagos que se alimentam de madeira, que até então na primavera e no outono e desapareciam no inverno, eles encontraram uma temperatura adequada para se reproduzir durante todo o ano. Os ataques se multiplicaram e muitos retábulos foram deixados em uma situação precária durante a noite".

Mas os insetos não foram o único problema causado pelo aquecimento: "As correntes de ar quente fizeram diminuir brutalmente a umidade em muitas igrejas. Templos sempre tinham mantido com mais de 90% de umidade chegaram a ter 50% ou 40%. Retábulos em madeira e imagens, que até então tinham ficado inchadas por causa da água absorvida, encolheram abruptamente e a policromia se desprendeu". Os estragos não só afetou ornamentos. A condensação resultante da diferença de temperatura entre o exterior e interior dos templos também causou problemas em abóbadas e telhados. "Os aquecedores têm-se revelado muito prejudicial para o patrimônio artístico na medida em que eles têm acelerado significativamente a sua deterioração", resume Apestegui.

O problema tem atenuado desde a instalação dos primeiros aquecedores há quatro ou cinco décadas atrás. As correntes de ar quente que alcançam todos os elementos das igrejas deram lugar a sistemas mais seletivos - como raios infravermelhos - e também a diminuição de fiéis resultou em uma diminuição do número de serviços religiosos. "Não faz sentido aquecer uma paróquia se o fim de semana vai celebrar apenas duas missas porque, além do impacto que pode ter para a madeira, o gasto é totalmente inviável", reflete o responsável ​​pelo patrimônio artístico.

A manutenção das igrejas de Gipuzcoa consome cerca de 100.000 euros por ano. Investimento caiu em relação a números pré-crise. "Quando assumi o patrimônio artístico da diocese de volta na década de noventa - explica Apestegui - movíamos em torno de três milhões de euros por ano, mas a partir de 2010 as contribuições de instituições despencou seguinte a crise".

Esquema básico


O financiamento de reparos nos templos participa de uma disputa, que corresponde por lei a manter o patrimônio artístico. Os gastos, explica o responsável da diocese, geralmente assumidos 50% entre a instituição provincial e da Igreja. "Não existe uma fórmula única para cada restauração é um microcosmo, mas o esquema básico é este: como responsável por garantir o patrimônio artística, o Conselho é responsável por metade da conta e a outra metade sai dos fundos da Igreja, patrocínios ou contribuições de municípios".

Apesar da queda no financiamento público, a situação dos templos é boa em linhas gerais graças às intervenções realizadas na era pré-crise. "Durante a pré-2010, que foi de quatro décadas, quando a torneira de dinheiro foi fechada, foram empreendidas importantes obras como: a igreja de Azkoitia, Arrasate, Hernani, Oirtzun, Getaria, Hondarribia, San Miguel Arcángel de Oñati ou Santa María e San Vicente de San Sebastian restaurada em sua totalidade", observa Apestegui. Congratulando-se com que o trabalho realizado naquela época já salvou a maior parte do patrimônio, também lamentou a sua vulnerabilidade. "Nenhum especialista dá mais de oito anos de garantia contra tratamentos deterioração da madeira, de modo que depois de uma década, muitas vezes se repetem os tratamentos e você tem que intervir novamente", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...