quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Palestrantes na Jornada do Patrimônio 2017



A Jornada do Patrimônio neste ano acontecerá nos dias 19 e 20 de agosto com o tema: "Construindo histórias". O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo. para saber mais clique aqui.

Apresentamos alguns palestrantes desse ano:



Palestra: Benedito Calixto e a Igreja de Santa Ifigênia.
Palestra sobre a pintura religiosa de Benedito Calixto na Igreja de Santa Ifigênia, abordará o conjunto de pinturas de Calixto e demais artistas presentes no programa iconográfico da referida igreja, estabelecendo conexões das obras com a História da Igreja de Santa Ifigênia e seu entorno. Também será discutida a questão histórica da Romanização de Dom Duarte Leopoldo e Silva. 

A palestra será no dia 19 de agosto às 10 horas da manhã.
Na Igreja Santa Ifigênia
R. Santa Ifigênia, 30 - Santa Ifigênia, São Paulo

Palestrante: Karin Philippov
Possui graduação em Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), atuando principalmente nos seguintes temas: pintura do século XIX, José Ferraz de Almeida Júnior, pintura de gênero, Vincent van Gogh, cor, Rockwell Kent, Candido Portinari, Benedito Calixto de Jesus e Oscar Pereira da Silva. Mestre do programa de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH-Unicamp sob a orientação do Prof. Dr.Jorge Coli com o tema Rockwell Kent e o Brasil. Doutora em História da Arte do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas -IFCH - UNICAMP, sob a orientação da Profª Drª Claudia Valladão de Mattos, com o tema A OBRA RELIGIOSA DE BENEDITO CALIXTO DE JESUS ATRAVÉS DO MECENATO DE DOM DUARTE LEOPOLDO E SILVA NA IGREJA DE SANTA CECÍLIA. Foi Professora de História da Arte do programa UniversIDADE da UNICAMP (2016). Pós-Doutoranda em História da Arte junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Arte pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP), sob a supervisão da Profª Drª Angela Brandão (2017)

***


Palestra: "A Arte Religiosa de Candido Portinari"

A apresentação buscará contribuir para que haja uma leitura mais ampla acerca da rica produção artística e religiosa de Portinari, dentre as quais as da Igreja Matriz de Batatais e da Capela da Nonna, em Brodowski. Serão mostradas também algumas de suas obras religiosas realizadas fora do estado de São Paulo, como na Igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte.

Quando? 19 de Agosto, às 10h
Onde? MAC - USP Ibiraquera

Duração: 45 minutos
Gratuita! Não precisará fazer inscrição.

Palestrante: Thaís Thomaz Bovo
É historiadora, licenciada em Artes Visuais, pedagoga, mestra e doutoranda em Estética e História da Arte pela USP. Especialista em Arte-educação, em Gestão de Patrimônio e Cultura e em Conservação e Restauro de Arte Sacra.

***


Palestra: "Igreja Matriz da Freguesia do Ó - Restauração em processos das pinturas murais"

Palestra sobre a restauração interna em andamento das pinturas murais.
Público Alvo: profissionais da área, estudantes e público em geral.

Local: Igreja Matriz da Freguesia do Ó - Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, s/n - Freguesia do Ó, São Paulo - SP
Data: 19 de agosto de 2017 (sábado)

Horário: das 14h às 15 horas
Vagas: 40
Faixa etária: a partir de 16 anos
EVENTO GRATUITO
Faça sua inscrição aqui

Palestrante: Silvana Borges 
Arquiteta, especialista nas áreas de conservação e restauro de bens culturais nas áreas de arte sacra (imaginária e pintura) e arquitetura (arte mural), profissional filiada ao ICOM, ABRACOR e CEIB, é docente do Museu de Arte Sacra de São Paulo, e integra a equipe de profissionais e mestres de ofício coordenada pelo Atelie Arte e Restauro Juarez Oliveira que desde 2014 realiza os procedimentos de conservação e restauração da Igreja de Nossa Senhora do Ó em São Paulo.


2 comentários:

  1. Muito obrigado pelo seu apoio Rodolfo!!! Se puder, vá à palestra! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado pelo seu apoio Rodolfo, se puder vá à palestra! Beijinhos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...