quinta-feira, 3 de agosto de 2017

“Considerações acerca dos ‘ex-votos’ salvaguardados no Museu de Arte Sacra de São Paulo e em outros importantes acervos da América Latina”


PALESTRA GRATUITA NO MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO


O Museu de Arte Sacra de São Paulo promove dia 5 de agosto, às 10h30, a palestra gratuita “Considerações acerca dos ‘ex-votos’ salvaguardados no Museu de Arte Sacra de São Paulo e em outros importantes acervos da América Latina”, com a Prof.ª Dr.ª Silveli Maria de Toledo Russo.

OBJETIVO

Na perspectiva da preservação do patrimônio cultural e histórico-documental das práticas religiosas, sobretudo da prática votiva, esta palestra pretende cotejar os variados conjuntos de “ex-votos” pintados, atualmente salvaguardados em acervos da América Latina, com especial atenção ao acervo de “ex-votos” do Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Neste contexto de estudo, tem-se em vista enfatizar a dinâmica das manifestações e variedades pictóricas decorrentes do peculiar respeito conferido ao tratamento dado à pintura e identificação das imagens ali representadas, e não só, pois sob um olhar interdisciplinar, tem-se também o interesse em estabelecer uma leitura antropológica das cenas pintadas, que apresenta uma vivência religiosa mais afinada com o ideal de familiaridade entre os fiéis que rogam e o ente celeste.

Infere-se desta última assertiva que um diálogo familiar entre o devoto e o santo é estabelecido, a enaltecer a fé inabalável na busca pela salvação e glória eterna, do mesmo modo, pela proteção e alívio de eventuais dissabores da vida terrena.

DOCENTE


Silveli Maria de Toledo Russo é doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atualmente, desenvolve atividades de pesquisa no Museu de Arte Sacra de São Paulo e leciona História da Arte e da Arquitetura em cursos de Arquitetura e Urbanismo de Instituições Particulares de Ensino Superior.

Quando: 5 de agosto de 2017 (sábado)
Horário: 10h30
Atividade gratuita
A inscrição será realizada no dia. Vaga disponibilizada por ordem de chegada. (50 vagas)
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes
Em virtude da realização da Feira de Artesanato do Museu, excepcionalmente neste o estacionamento não estará disponível. Teremos estacionamento conveniado ao lado no valor de R$10 a diária – Rua Dr. Jorge Miranda, 65 (Sujeito à lotação).

Fonte: Museu de Arte Sacra de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...