domingo, 30 de julho de 2017

Praça São Francisco comemora sete anos de Patrimônio da Humanidade


A Praça São Francisco, em São Cristóvão-SE está completando 7 anos no próximo dia 01 de agosto do recebimento do título de Patrimônio Histórico da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). E a comemoração será em grande estilo. A partir de segunda-feira, 31 de julho, até o sábado, dia 04, de agosto.

As celebrações acontecerão no decorrer da próxima semana, abrangendo desde apresentações culturais, seminários até a confecção de um bolo de sete metros, que será repartido com os sancristovenses.

A cidade de São Cristóvão tem fundação entre o final do século VI e início do século XVII e foi sede da capitania de Sergipe Del Rey até o ano de 1855, quando houve a transferência da capital para Aracaju. A Praça São Francisco, localizada no coração do centro Histórico, é considerada uma das obras mais importantes do mundo, e foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial em 2010. Sua construção ocorreu durante a União Ibérica, momento em que Portugal e Espanha eram regidos por uma única coroa. Nesta praça encontra-se: a Igreja e Convento de São Francisco, a Igreja Santa Izabel, a Santa Casa de Misericórdia, o antigo Palácio Provincial e um conjunto de residências dos séc. XVII e XIX.

Para o prefeito Marcos Santana, a praça é um símbolo da histórica viva de Sergipe. “A comemoração dos sete anos da chancela da São Francisco é um momento de alegria, mas também de alerta para a população. A praça está dentro do núcleo de 18 monumentos que o Brasil possui chancelados pela Unesco e é importante salientar que apenas 13 cidades brasileiras possuem monumentos com esse título, e nós estamos inserido neste núcleo. É um motivo de orgulho para todos nós. O título é permanente, contudo caso ocorra algum dano ou perda no valor universal excepcional o bem pode ser excluído da lista de Patrimônio Mundial. É um momento de comemoração, mas também de alerta, já que foi uma luta muito grande conseguir que a praça recebesse o título, porém, é tão ou mais difícil ainda cuidar para não perdê-lo. A população precisa se inteirar mais desse recebimento e se apropriar deste título. Nós pretendemos atrair recursos para a praça e para a cidade como um todo, e o título é um diferencial que deve ser usado para essa captação de recursos, e estamos trabalhando para fomentar este diferencial”, disse o prefeito.



Praça São Francisco comemora sete anos de Patrimônio Cultural da Humanidade (foto: Daniele Pereira/Ascom/PMSC)

A semana de comemoração começará a partir do dia 31 de julho e segue até o dia 04 de agosto, contemplando: visitas guiadas, oficinas de artes, feirinha de artesanato, além de momentos históricos como a primeira sessão da ‘Academia Sancristovense de Letras’ e a reunião do Conselho Estadual de Cultura de Sergipe.

“É um momento oportuno de reflexão sobre o que nos trouxe o reconhecimento de Patrimônio Cultural da Humanidade, despertando na população o apropria-se deste bem. Todos os anos, após a praça virar Patrimônio Mundial, as instituições museais juntamente com a Comissão Gestora da Praça São Francisco promovem atividades para recordar a importância deste título, que lança a cidade de São Cristóvão para o olhar do mundo”, enfatizou a chefe de serviço da Casa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em São Cristóvão, Kleckstane Farias e Silva Lucena.

Bolo gigante

Dentro da programação do aniversário, um bolo de sete metros será construído na praça São Francisco, para que a população possa celebrar a data. “A ideia é que todos os sancristovenses, e também os turistas que estejam na cidade possam comemorar conosco. A chancela é um símbolo importante para a cidade. São Cristóvão respira cultura, e a praça São Francisco é um símbolo vivo da nossa história. Precisamos enaltecer este marco histórico para reiterarmos quem somos dentro do processo histórico do nosso país”, pontuou Kleckstane Lucena.

Confira a programação

Dia 31 (segunda-feira)


19h: Sessão de abertura do evento: Consulta Pública – Posse do Presidente da Comissão Gestora da Praça São Francisco (CGPSF). Local: Paço Municipal (Lar Imaculada Conceição – antigo Orfanato).

Dia 01 de agosto (terça-feira)

8h: Toque dos sinos e abertura das igrejas (São Francisco, Santa Izabel, Nª Sra da Vitória, Rosário e Amparo). Cortejo com autoridades e Banda de Música dos Bombeiros (saída da Praça Nº Sr. dos Passos até a Praça São Francisco).

9h: Apresentação do Grupo Renantique, no Museu de Arte Sacra.
10h: Sessão de Abertura da Academia Sancristovense de Letras, no Museu de Arte Sacra.
11h: Bolo – parabéns para a praça São Francisco e montagem e corte do Bolo de Aniversário (sete metros de bolo), na Praça São Francisco.
12h: Toque dos sinos e abertura das igrejas (São Francisco, Santa Izabel, Nª Sra da Vitória, Rosário e Amparo). Cortejo com autoridades e Banda de Música dos Bombeiros (saída da Praça Nº Srº dos Passos até a Praça São Francisco).
14h: Oficina de turbante – no Paço Municipal (Lar Imaculada Conceição – antigo Orfanato).
15h: – Reunião do Conselho Estadual de Cultura, no Museu de Arte Sacra
– Exposição de Mãe África com Roda de Candomblé, no Paço Municipal (Lar Imaculada Conceição – antigo Orfanato).

18h: – Exposição Paisagens de Vesta Viana, na Casa do IPHAN (Centro Histórico de São Cristóvão).
– Apresentação do Documentário: “A fina malha do tempo”, no Museu Histórico de Sergipe.
– 9ª Mostra de Artes Visuais (UFS), no Museu Histórico de Sergipe.
– Atração cultural, no Museu Histórico de Sergipe.

Dia 02 de agosto (quarta-feira)

9h: – Oficina de Artes com material reciclável, na Casa do IPHAN em São Cristóvão

– Roteiro de visita a Praça São Francisco, na Praça São Francisco e equipamentos culturais.

13h: Roteiro de visita à Exposição de Arqueologia, na Casa do IPHAN em São Cristóvão.
16h: Intervenção artística e de jardinagem na Praça São Francisco (técnica do lambe-lambe), na Praça São Francisco e entorno.

Dia 03 de agosto (quinta-feira)

8h: Seminário: Praça São Francisco: Conhecer, Apropriar-se e Preservar, na Casa do IPHAN em São Cristóvão.
9h: – Roteiro das escolas na Praça São Francisco, na Praça São Francisco e equipamentos culturais.

– Cinema no museu, para alunos da rede publica, no Museu Histórico de Sergipe.
14h: – Seminário: Praça São Francisco: Conhecer, Apropriar-se e Preservar, na Casa do IPHAN em São Cristóvão

– Roda de conversa com os alunos da rede pública de ensino, com o tema: Praça são Francisco. Mediador, Thiago Fragata, no Museu Histórico de Sergipe

Dia 04 de agosto (sexta-feira)

8h: Seminário: Praça São Francisco: Conhecer, Apropriar-se e Preservar, no Museu de Arte Sacra.
9h: – Fórum dos Secretários de Cultura de Sergipe, no Museu de Arte Sacra
– Roteiro das escolas na Praça São Francisco, na Praça São Francisco e equipamentos culturais.
14h: Seminário: Praça São Francisco: Conhecer, Apropriar-se e Preservar, na Praça São Francisco e equipamentos culturais.
15h: Apresentação da Filarmônica Jacinto Figueiredo Martins da cidade de Malhador no Museu de Arte Sacra, na Praça São Francisco.
16h: Feira São Criativos, na Praça São Francisco.

Fonte: SE Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...