segunda-feira, 10 de julho de 2017

I Congresso Internacional de Música Sacra da UFRJ








Congresso Internacional de Música Sacra abre inscrições


Escrito por Francisco Conte

Realização da Escola de Música (EM), estão abertas as inscrições para o I Congresso Internacional de Música Sacra. O evento, que conta com a coordenação geral da professora Valéria Matos (UFRJ), acontece de 20 a 22 de julho. Palestras, mesas redondas e workshops, na EM e no auditório da Firjan, discutirão o tema “A Música Sacra Católica nos Séculos XX e XXI”. Período em que a prática do gênero foi impactada pelas mudanças nas normas da Igreja e pelas transformações sócio-culturais que redefiniram a relação com a espiritualidade, o religioso e o transcendente.


Fotos: Reprodução



PALESTRANTES internacionais: Winfried Bönig (acima) e Robert Tyrala (abaixo).
Folder e formulário de incrição do evento.


Da programação, que pode ser consultada em detalhe no final da matéria, constam ainda três concertos. A entrada é franca para todas as atividades do Congresso.

O foco do congresso são docentes, estudantes, compositores, pesquisadores, maestros, músicos, clérigos, religiosos e membros da sociedade em geral, afins ao tema.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e entregá-la no Setor Artístico da Escola, na Rua do Passeio, 98, ou enviá-la para o correio eletrônico artistico@musica.ufrj.br.


Palestras, mesa redonda e workshops

Pesquisadores internacionais marcam as palestras do evento. O professor Robert Tyrała (Polônia), desde 2009 presidente da Federação Internacional dos Pueri Cantores, discute, dia 20, A Ressonância da Instrução do Vaticano no [documento] Musicam Sacram no 50° Aniversário de sua Promulgação (1967-2017). No dia 21, Winfried Bönig, professor e organista da Catedral de Colônia, na Alemanha, fala sobre A Música Sacra na Alemanha no Início do Século XXI.

Uma mesa redonda reúne, dia 22, Clayton Júnior Dias, diretor e professor do Centro de Estudos de Música Sacra e Liturgia da Arquidiocese de Campinas, Fernando Lacerda (UFPA) e Frei Joaquim Souza (Minas Gerais).

Seis workshops permitem a troca de experiências com destacados pesquisadores, compositores, músicos e especialistas. Entre eles, o organista Winfried Bönig, os regentes Antônio Pedro de Almeida, Antônio Gastão, Marcelo Vizani e Roberto Duarte, as arquitetas Erika Pereira Machado e Layla Christine Alves Talin, e o compositor João Guilherme Ripper.


Concertos

O concerto de abertura, dia 20, às 20h, na Sala Cecília Meireles, será também o Concerto de Gala do 41° Congresso Internacional PUERI CANTORES, que acontece no mesmo período na cidade. Reúne o coral Canarinhos de Petrópolis, Mainzer Domchor (Mainz/Alemanha), Schola Cantorum (Bogotá/Colômbia), Jeju Catholic Boys and Girls (Jeju City/Coreia do Sul), o Pueri Cantantes Cathedralis Ungdomskör (Estocolmo/Suécia), além do Sacra Vox da UFRJ. O do dia, 21, às 18h, no Salão Leopoldo Miguez, apresenta o Coral Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, sob a regência de Marcelo Vizani, e e o de encerramento, dia 22, às 18h30, no Salão Leopoldo Miguez, destaca o organista Winfried Bönig e a estreia mundial da Gloria-Concertato, obra encomendada ao compositor João Guilherme Ripper, docente da EM.

Coordenação

A Coordenação Científica do Congresso é de Carlos Alberto Figueiredo (UNIRIO) e a Coordenação Artística de Inacio De Nonno (UFRJ). A Comissão Científica é composta e do professor Richard Mailänder, da Universidade de Colônia (Alemanha). Integram a Comissão Artística, Marco Aurélio Lischt, regente titular dos Canarinhos de Petrópolis (IMCP), e o maestro Marcelo Vizani (UCP). A produção executiva é da Giz em Cena Produções Culturais.

Apoiam o Congresso a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, a Arquidiocese de Niterói, a Associação Fluminense de Ex-bolsistas da Alemanha (AFEBA), a Federação das Indústrias do Estado do Rio do Janeiro (Firjam), a Fundação do Arcebispado de Colônia (Alemanha), o Instituto Goethe e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).



PROGRAMÇÃO DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE MÚSICA SACRA

20.07

AUDITÓRIO DA FIRJAN

Inscrição de participantes ouvintes, 9h

ABERTURA, 10h

PALESTRA 1, 10:30h
Robert Tyrala (Polônia)
A Ressonância da Instrução do Vaticano no [documento] Musicam Sacram no 50° Aniversário de sua Promulgação (1967-2017)

ESCOLA DE MÚSICA

WORKSHOP 1, 14h
Winfried Bönig (Alemanha)
O Órgão no Rito: A composição e a improvisação

WORKSHOP 2, 16h
Antônio Gastão (Petrópolis) e João Guilherme Ripper (Rio de Janeiro)
A Composição Coral Sacra Contemporânea: o compositor e sua composição em diálogo com o intérprete
Coral e Orquestra da Universidade Católica de Petrópolis
Regente: Antônio Gastão

SALA CECÍLIA MEIRELES

CONCERTO DE ABERTURA, 20h
Concerto de Gala do 41° Congresso Internacional PUERI CANTORES
Conjunto Sacra Vox
Canarinhos de Petrópolis
Mainzer Domchor - Mainz/Alemanha
Schola Cantorum - Bogotá/Colômbia
Jeju Catholic Boys and Girls - Jeju City/Coreia do Sul
Pueri Cantantes Cathedralis Ungdomskör - Estocolmo/Suécia

21.07

AUDITÓRIO DA FIRJAN

PALESTRA 2, 10h
Winfried Bönig (Alemanha)
A Música Sacra na Alemanha no Início do Século XXI, ao exemplo da Arquidiocese de Colônia

ESCOLA DE MÚSICA

WORKSHOP 3, 14h
Maestro Antônio Pedro de Almeida
O Canto Gregoriano: regência e entoação
Conjunto de Cantores do Seminário Arquidiocesano São José

WORKSHOP 4, 16h
Marcelo Vizani, maestro (Petrópolis)
Tradição e Renovação: A Música Sacra no Coral Meninas dos Canarinhos de Petrópolis

CONCERTO, 18h
Coral Meninas dos Canarinhos de Petrópolis
Regente: Marcelo Vizani
Pianista: Ramon Theobald

John Rutter:
The Lord bless you and keep you
John Brackenborough:
O Nata Lux
Franz Liszt:
Pater noster
Ramiro Real:
Regina Caeli
Felix Mendelssohnn:
Veni Domine
Felix Mendelssohonn:
Laudate Pueri
Tim Blickhan:
Ave Maria
Andrew Lloyd Webber:
Pie Jesu
John Leavit:
Festival Sanctus
Henrique Oswald:
Memorare
Antônio Gastão:
Haec Dies

22.07

AUDITÓRIO DA FIRJAN

MESA REDONDA, 10h
Clayton Júnior Dias (São Paulo)
Centro de Estudos de Música Sacra e Liturgia da Arquidiocese de Campinas: formação, atividades litúrgicas, artísticas e pesquisas
Fernando Lacerda (Pará)
Música religiosa católica no Brasil: metas institucionais, práticas musicais e reflexões acerca da pesquisa
Frei Joaquim Souza (Minas Gerais)
A contribuição das "incelenças" de defunto no processo de inculturação da música ritual de exéquias da Igreja no Brasil

ESCOLA DE MÚSICA

WORKSHOP 5, 14h
Erika Pereira Machado e Layla Christine Alves Talin, arquitetas (Petrópolis)
Acústica e Execução: a música na Igreja

WORKSHOP 6, 16h
Roberto Duarte, maestro (Rio de Janeiro), e João Guilherme Ripper, compositor (Rio de Janeiro)
Música Sacra e Execução - Ensaio aberto da obra encomendada para o Congresso: Gloria-Concertato
Orquestra Sinfônica Nacional da UFF e Coral do Congresso

CONCERTO DE ENCERRAMENTO, 18:30h

Primeira Parte
Organista Winfried Bönig
Johann Caspar Kerll (1627-1693):
Batalla
Johann Sebastian Bach (1685-1750):
Präludium und Fuge D-Dur
Samuel Barber (1910-1981):
Adagio
Johann Sebastian Bach (1685-1750):
Sinfonia aus der Kantate 29
Charles Marie Widor (1844-1937):
Zwei Sätze aus der V. Symphonie: 1.Adagio, 2.Toccata

Segunda Parte
Gloria-Concertato (Primeira audição mundial)
Compositor: João Guilherme Ripper
Maestro: Roberto Duarte
Regente do Coro: Valéria Matos
Solistas: Inacio de Nonno e Maira Lautert
Orquestra Sinfônica Nacional da UFF
Coral do Congresso

ENDEREÇOS:

Escola da Música da UFRJ, Rua do Passeio, 98 - Lapa
Federação das Indústrias do Estado do Rio do Janeiro (FIRJAN), Av. Graça Aranha, 1 - Centro
Sala Cecília Meireles, Rua da Lapa, 47 - Lapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...