sexta-feira, 14 de julho de 2017

Estudo ratifica importância de templos belos em conversões individuais

Um estudo recentemente divulgado pelo jornal inglês 'The Telegraph' avaliou a participação de jovens nas práticas religiosas e identificou um elemento que poderia surpreender se se confia demasiado nos esteriótipos da povoação infantil: a eficácia da arquitetura sacra para inspirar conversões.



"O estudo sugere que os novos métodos nos quais investe a Igreja, como os grupos de jovens... são menos efetivos que orar ou visitar um templo na hora de atrair aos jovens à Igreja", destacou o meio de comunicação. As conclusões localizaram o contato com um templo em uma posição mais alta de eficácia que a assistência a um grupo juvenil, a assistência a um evento familiar religioso como as bodas ou o diálogo sobre a Fé com outros crentes. Com uma influência em 13 por cento das conversões juvenis, a visita a templos e catedrais se localiza por baixo da assistência a uma escola religiosa (17%) e uma experiência espiritual pessoal (14%).

As cifras inglesas concordam com a tradição católica da arquitetura sacra e seu potente valor catequético. Comentando sobre a beleza do templo da Universidade de São Tomás de Aquino nos Estados Unidos, o arquiteto Kevin Clark comentou à publicação 'Adoremus': "É surpreendente ver católicos e não católicos participarem na beleza física do edifício. É parte de sua conversão, é uma intriga". Esta curiosidade estética atrai aos jovens e os prepara a um contato mais profundo com a mensagem católica.

"Os estudantes têm sede de beleza, um estudo recente diz que a beleza é uma das razões mais significativas pelas quais a gente vem e fica na Fé Católica", afirmou a Universidade de São Paulo em Madison, Estados Unidos, na apresentação do projeto de construção de sua capela. "A edificação necessita ser grande, bela e o suficientemente visível para que os estudantes a notem". A instituição deseja substituir a edificação atual de concreto em parte porque os estudantes não a reconhecem como templo e deseja enfatizar mais claro em sua identidade católica.

Enquanto que a "Via da Beleza" continua sendo um passo prévio que requer ser seguido por um encontro autêntico com Deus, sua implementação contribui de forma notável à Evangelização, como reconhece o Pontifício Conselho para a Cultura no documento "A Via Pulchritudinis": "A capacidade comunicativa da arte sacra o mostra capaz de romper barreiras, filtrar os prejuízos e tocar o coração das pessoas de diferentes culturas e religiões, permitindo-lhes perceber a universalidade da mensagem de Cristo e seu Evangelho". (EPC)


Fonte: Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...