segunda-feira, 3 de julho de 2017

Curso Livre: Música Sacra e Música Religiosa





O Museu de Arte Sacra de São Paulo promove um Curso Livre sobre o tema "Música sacra e música religiosa: a música erudita própria da tradição religiosa cristã", com o Prof. Mestre André Guimarães Rodrigo.

OBJETIVO
O presente curso pretende apresentar e discutir elementos fundamentais para a compreensão da música sacra. Executada inicialmente como música vocal homofônica, representada pelo canto gregoriano, a música sacra e a música religiosa sofreram inúmeras mudanças devido ao desenvolvimento das técnicas composicionais, e ao mesmo tempo tiveram que adequar-se ao contexto litúrgico/religioso para o qual se destinavam. Desse processo histórico, resultou uma rica variedade de textos musicados nas mais diversas formações e estilos. Logo, buscaremos através de uma abordagem interdisciplinar, particularizar as formas de música sacra, reconhecendo a sua vastidão e riqueza. Serão estudados aspectos históricos, estéticos e educacionais dessa forma musical, bem como suas relações com outras formas de artes e culturas.

DOCENTE

André Guimarães Rodrigo é Mestre em Performance em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), possui graduação em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Música, com ênfase em regência coral e educação musical. Atualmente é regente e fundador do Coral do MAS-SP (Museu de Arte Sacra de São Paulo), regente e fundador do Coral do Mosteiro (Mosteiro de São Bento - SP), regente do Cultura Inglesa Pop Choir em Guarulhos e Campinas e professor de curso de extensão universitária na Faculdade Cultura Inglesa. Foi regente assistente do Coral Cultura Inglesa de São Paulo e regente do Cultura Inglesa Pop Choir na Vila Mariana, na Mooca e em Sorocaba. Desenvolveu trabalho de docência em regência coral no Projeto Canta São Paulo da Prefeitura de São Paulo e ainda trabalho docente e de pesquisa em educação especial, no Instituto Louis Braille de Campinas, lecionando musicografia braille. Trabalhou com coral escolar no Colégio Poly Master.

PÚBLICO

O conteúdo do curso é voltado para estudiosos de arte, interessados em música, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a música em suas atividades, bem como interessados em geral.

CONTEÚDO

21 de agosto – AULA 1: O canto gregoriano, a polifonia, o moteto e a missa até 1500.

28 de agosto – AULA 2: O auge da polifonia vocal no período renascentista e o novo estilo dramático italiano.

04 de setembro – AULA 3: A música sacra no barroco e no classicismo.

11 de setembro – AULA 4: A música sacra do romantismo ao modernismo.

Quando: 21 e 28 de agosto, 04 e 11 de setembro (segundas-feiras)
4 dias de aula

Horário: 14h às 17h (intervalo para o café)
Carga horária: 10 horas
Valor: R$ 200 à vista – R$ 230 (02 vezes) – VAGAS LIMITADAS
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43

No final do curso o aluno receberá o certificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...