sexta-feira, 7 de abril de 2017

Em vez de cal, o padre mandou pintar a igreja com tinta plástica. E a Cultura embargou


O pároco justifica a ilegalidade com a “boa-fé” de quem não sabia de que era preciso autorização para mandar fazer obras num monumento classificado de interesse público.
Texto de IDÁLIO REVEZ


Fotogaleria
PUB

O padre da paróquia de Olhão mandou pintar a igreja matriz da cidade sem pedir licença. A Direcção Regional da Cultura (DRA), por se tratar um monumento classificado de “interesse público”, mandou embargar as obras e proceder em conformidade com o que manda lei. O padre, Armando Filhó, quando foi confrontado por duas técnicas da DRA — Cristina Faria, arquitecta, e Cristina Garcia, arqueóloga — desculpou-se: “Não sabia que se tratava de um monumento de interesse público”, classificado desde o dia 13 de Maio de 2013.

As obras foram mandadas embargar de imediato por estarem a ser executadas de forma ilegal e utilizando práticas inadequadas — tinta plástica, aplicada em cima de um reboco primitivo de argamassa de cal e areia. A responsável pela DRA, Alexandra Gonçalves, questionada pelo PÚBLICO, disse que “as ordens foram acatadas de imediato”. Armando Filhó encontra-se à frente daquela igreja desde Novembro de 2015.

A denúncia do “atentado ao património” partiu do artista plástico Fernando Grade, que já tinha tomado uma posição idêntica nos trabalhos de restauro da Sé de Faro e noutros monumentos. De acordo com a legislação em vigor, a paróquia deveria ter submetido um “relatório prévio” à DRA sobre o tipo de intervenção que pretendia efectuar para que esta entidade — depois de consultar a Direcção-Geral do Património — autorizasse os trabalhos. “Um crime”, disse Grade, referindo-se ao facto de se estar a “betonizar” as fissuras do monumento.

Armando Filhó, contactado ontem pelo PÚBLICO, disse remeter-se ao “silêncio” no diz respeito à explicação sobre as obras. Porém, adiantou ter pedido apoio à câmara municipal para que os técnicos da autarquia pudessem elaborar o relatório onde se fizesse o diagnóstico da situação do monumento e indicassem qual o procedimento mais adequado para levar a cabo os trabalhos: “A asneira foi tão grande, não sei será possível corrigir”, disse Fernando Grade, referindo-se ao facto de terem sido utilizados jactos de água na limpeza das paredes, acentuando as manchas de humidade no interior do edifício. O que foi feito na igreja matriz de Olhão, sublinhou, “é o mesmo que tem vindo a ser feito em mais de 90% das igrejas no sul do país: a cal é substituída por tinta plástica no revestimento das paredes feitas de taipa e pedra, potenciando a degradação dos edifícios”.

A conduta do padre Armando, reconhece o artista plástico, “não é muito diferente daquela seguida por outros seus colegas — mandam aplicar tinta em cima de cal, revelando desconhecimento total pelo valor e importância na preservação do património”.

Para alterar este estado das coisas, no final do mês de Março terminou um curso de formação, promovido pela DRA, para sensibilizar as autoridades para os crimes contra os bens e valores patrimoniais, chamando a atenção para eventuais obras clandestinas, não apenas nos monumentos, mas também nas zonas históricas, dentro e fora das zonas urbanas. Nesta acção de formação, coma duração de cinco meses, participaram 40 militares do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (Sepna) da GNR.

Fonte: Publico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...