segunda-feira, 13 de março de 2017

Pós: ESPAÇO LITÚRGICO: ARQUITETURA E ARTE SACRA

em São Paulo
Curso promovido pela UNISAL

Número mínimo de 30 alunos para abertura do curso.
APRESENTAÇÃO

Mesmo após 50 anos da conclusão do Concílio Ecumênico Vaticano II constatam-se lacunas e problemas relativos à concepção, construção e organização dos lugares sagrados reservados ao culto da Igreja. Liturgistas, artistas plásticos, arquitetos e engenheiros encontram dificuldades para tratar com competência questões do espaço celebrativo, da arquitetura e da arte sacra à luz da evolução da Ciência Litúrgica, em diálogo com outras ciências. Nesse sentido, o Curso de Pós-Graduação lato sensu em Espaço Litúrgico: Arquitetura e Arte Sacra supre a carência de cursos acadêmicos que se proponham a formar especialistas nesta área do saber teórico conjugado com o saber fazer.

O especialista em Espaço Litúrgico, Arquitetura e Arte Sacra será capacitado para atuar com competência nos âmbitos especificados pelo título do curso, nas áreas da pesquisa, do ensino, da pastoral litúrgica e do trabalho profissional para o qual está habilitado. Por isso, com os valores e a prática educativa do UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), as orientações e o firme apoio da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), lhe será proporcionado o desenvolvimento integrado de conhecimentos, valores e competências nos níveis: individual, de equipe e organizacional, em coerência com princípios e critérios oriundos do Concílio Ecumênico Vaticano II e ulteriores documentos da Igreja, e com as legislações eclesiástica e civil vigentes.

OBJETIVOS

Objetivo geral

Criar um espaço de ensino e pesquisa relativo à “Espaço celebrativo, Arquitetura e Arte Sacra” que possibilite formar especialistas capazes de criar, edificar, organizar, conservar, adaptar os lugares da celebração e as obras destinadas ao culto da Igreja, à luz da Ciência Litúrgica hodierna e de estudos interdisciplinares afins, que têm por objeto a celebração ritual do mistério de Cristo, uma celebração comunitária pastoralmente bela e frutuosa.

Objetivos específicos
– proporcionar compreensão teológica, mistagógica, espiritual e pastoral da liturgia, fonte e cume da vida cristã, com ênfase nas linguagens representativa, simbólico-sacramental e comunicativa;

– distinguir e aprofundar os aspectos constitutivos do Espaço litúrgico, da Arquitetura e da Arte Sacra à luz dos princípios, normas e espírito do Concilio Vaticano II e das Conferências da Igreja na América Latina e da Igreja no Brasil, tendo presente o estudo da “Liturgia e Espaço Sagrado na História”, assim como a história da reforma litúrgica e as consequências nos ritos, nos espaços celebrativos e no patrimônio eclesial;
– capacitar arquitetos, engenheiros, artistas, padres e agentes de pastoral na elaboração e execução de projetos de construção, reforma, adaptação e preservação dos espaços celebrativos em coerência com os princípios e critérios atuais da Igreja, tendo presente que no âmbito eclesial a formação técnica é indissociável da formação litúrgica e da formação artística;
– suscitar e promover a criação de Comissões de Espaço Litúrgico e Arte Sacra nas Dioceses e Arquidioceses.
ÁREA DE ATUAÇÃO

Espaço Litúrgico, Arquitetura, Arte Sacra, Pastoral Litúrgica.
PERFIL DO EGRESSO

Um profissional especializado em Espaço litúrgico, Arquitetura e Arte Sacra capaz de atuar em equipes multidisciplinares, interagindo com profissionais de outras áreas, com discernimento, competência, responsabilidade social e eclesial, nas áreas da pesquisa, do ensino, da pastoral litúrgica e no âmbito do trabalho profissional para o qual está habilitado.
ESTRUTURA CURRICULAR – PROGRAMA / DISCIPLINAS

1º Módulo:
– Fenomenologia e Teologia I
– Espaço Litúrgico – I
– Arte Sacra e Linguagens – I
– Pesquisa e Produção Científica – I

2º Módulo:
– Fenomenologia e Teologia – II
– Espaço Litúrgico – II
– Arquitetura e Patrimônio – I
– Arte Sacra e Linguagens – II
– Pesquisa e Produção Científica – II

3º Módulo:
– Fenomenologia e Teologia – III
– Arquitetura e Patrimônio – II
– Arte Sacra e Linguagens – III

METODOLOGIA

A abordagem teológico-litúrgica, de caráter teórico-prático, tem por marco referencial o Concílio Vaticano II. É acompanhada pelo estudo hermenêutico de textos e práticas em coerência com o método Ver-Julgar-Agir, que busca a compreensão crítica da realidade em vista da ação transformadora cristã. O estudo crítico de questões relevantes é acompanhado por elaboração socializada de textos e projetos, como também por indispensáveis oficinas, laboratórios e vivências celebrativas. Nas aulas expositivas, dialogadas e participativas, serão utilizados recursos tecnológicos.

INFORMAÇÕES

Período de Pré-inscrição:
De 23.01 até 15.06.2017

Calendário das Aulas:
Início: 03.07.2017
Término: 21.07.2017

Fonte: UNISAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...