quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Ícone da Mãe de Misericórdia será coroado e exposto no Vaticano





O ícone da 'Virgem Maria Mãe de Misericórdia', com o qual os pobres acolhidos e os voluntários da Pequena Casa da Misericórdia de Gela, sul da Itália, quiseram homenagear Nossa Senhora pela graça do Ano Jubilar da Misericórdia, será coroado e exposto à veneração pública na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O ícone representa a Virgem Maria mostrando Jesus, misericórdia do Pai, e o avental sinal identificativo do serviço do Cristo e de misericórdia para com o próximo.

Desde 13 de novembro de 2016 - data do encerramento diocesano do Jubileu da Misericórdia - o ícone é venerado no altar principal da Igreja de Santo Agostinho, em Gela, Centro de espiritualidade nacional da Misericórdia, onde existe um local de acolhimento com refeitório e dormitório para os necessitados.

Ícone em São Pedro, na Missa celebrada pelo Papa


Cem fiéis da cidade siciliana de Gela, tendo à frente o vigário geral da Diocese de Piazza Armerina, Pe. Antonino Rivoli, deverão chegar a Roma n quarta-feira, 1º de fevereiro. Com eles virão alguns pobres e voluntários da Pequena Casa da Misericórdia que deverão participar da Audiência Geral do Papa e da celebração eucarística a ser oficiada na Basílica Vaticana e que será presidida pelo Cardeal Angelo Comastri. O rito de coroação do Ícone Sagrado será durante a missa. Já, na quinta-feira, 2 de fevereiro, festa da Apresentação do Senhor, o Papa Francisco presidirá à solene celebração eucarística com a presença do Ícone Sagrado.

Maria, mestra de misericórdia e caridade

Mais uma vez Maria torna-se para a nossa cidade fonte de consolação e de segura esperança, Maria é a misericordiosa, como rezamos na antiga antífona da Salve-Rainha

"Temos a honra de o Departamento das Celebrações Litúrgicas do Santo Padre ter escolhido, para a ocasião do Dia Mundial da Vida Consagrada, nosso Ícone Sagrado que será exposto na Capela Papal", disse o diretor do Centro de Espiritualidade, Pe. Pasqualino di Dio. "Mais uma vez Maria torna-se para a nossa cidade fonte de consolação e de segura esperança, Maria é a misericordiosa, como rezamos na antiga antífona da Salve-Rainha; Ela recebeu a Misericórdia feita carne e se deixou conduzir por Ele a servir a anciã e cansada prima Isabel, que certamente jamais pôde restituir o gesto de caridade e os três meses de permanência de Maria na casa de Zacarias. Maria nos ensina que a caridade deve ser silenciosa, discreta, desinteressada, sem esperar nada em troca", acrescentou Pe. Pasqualino.

Retorno a Gela

No domingo, 5 de fevereiro, o Ícone Sagrado retornará à Sicília chegando a Gela às 17h30 locais, onde será acolhido na Igreja de São Francisco de Paula. Vai se realizar uma breve procissão e se terá na Igreja de Santo Agostino, onde o ícone será recolocado, a missa de ação de graças presidida pelo bispo de Piazza Armerina, Dom Rosario Gisana. (JSG)

Fonte: A12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...