terça-feira, 24 de janeiro de 2017

O Escultor de Fátima

Texto por Fr. Gabriel Gillen, OP/ por Fr. Hugh Vincent Dyer, OP

Fr. Thomas McGlynn, OP
Esculpindo Nossa Senhora de Fátima

O Sacerdote escultor de Fátima


Fátima esteve presente na minha imaginação por quase o tempo que me lembro. Eu cresci em Albany, NY, nos anos 80. Albany é o lugar onde Pe. Patrick Peyton CSC começou seu apostolado da Cruzada do Rosário Familiar. Ele tinha dois grandes ditos: "A família que reza juntos permanece unida" e "Um mundo em oração é um mundo em paz". Essa oração é o rosário. No meu bairro, havia uma mulher de fé, a Sra. Giminiani, que promovia a mensagem de Fátima e encorajava outros a rezarem o rosário para conversão.

No ano passado eu encontrei um livro sobre as aparições marianas, que referenciou à um livro raro autorizado sobre as visões de Fátima, escrito pelo Fr. Thomas McGlynn, OP, liguei para o bibliotecário da Casa Dominicana de Estudos, Pe. John Martin Ruiz, OP, para localizar uma cópia do livro de McGlynn sobre Fátima, eu também pedi a ele para lê-lo. Ambos lemos o livro com prazer: McGlynn relata seu encontro e acesso privilegiado à última vidente sobrevivente, Irmã Lúcia, e como ela deu direção enquanto esculpia Nossa Senhora de Fátima. Sua estátua fica, centrada, acima da entrada para a basílica em Fátima, onde é visto por centenas de milhares de peregrinos a cada ano.

O livro Visões de Fátima é mais do que um livro de viagens agradável, Fr. McGlynn nos lembra que Fátima, como Caná, é um lugar de milagres. Ele também nos aponta para o caráter penitencial da mensagem de Maria. A penitência busca justiça e comunhão com Jesus crucificado. A oração do rosário é uma oração pela qual crescemos nas virtudes do coração contemplativo de Maria. Fátima tem sido uma motivação para a oração e o trabalho do Fr. McGlynn ajuda essa motivação. Seu livro é novamente um presente a Nossa Senhora de Fátima neste ano centenário das aparições.

***

Quem foi Fr. Thomas McGlynn, OP:



O artistaMcglynn

Thomas McGlynn fez sua primeira escultura com a idade de quatro anos. Ele cultivou seu talento artístico até a idade de dezenove anos quando ele entrou na vida religiosa dominicana e começou seus estudos para o sacerdócio. Ele intercalou esses anos de estudo com o trabalho criativo e, mais tarde, como padre, ele continuou a combinar o trabalho apostólico com esforços criativos. Ele era o primeiro sacerdote: quando as responsabilidades apostólicas se apresentavam, ele se entregou de todo o coração a eles. Pouca escultura foi feita durante tais épocas porque nunca considerou seu trabalho artístico para ser um mero passatempo ou uma forma de recreação. Ele deu a sua escultura a mesma atenção que ele deu a sua obra apostólica.

Como religioso cuja obra apostólica foi guiada por seus superiores religiosos, nunca solicitou um apostolado artístico. Quando ele foi colocado em tal apostolado, porém, o fez com todo o seu espírito criativo e exigiu intransigentemente as condições necessárias para realizar tal apostolado. Tais exigências nem sempre foram gentilmente recebidas, pois, como a maioria dos artistas, ele nem sempre foi compreendido nem plenamente apreciado. Seus 45 anos no sacerdócio, portanto, foram anos de constante integração do impulso artístico e da missão sacerdotal. Anos antes, ele havia concluído que era muito mais importante celebrar a Missa e trabalhar como um padre do que ser um artista, e assim ele não tinha conflito com a sua verdadeira vocação. No entanto, ele às vezes achava difícil integrar seu trabalho criativo ao seu trabalho sacerdotal, pois experimentou as inevitáveis ​​tensões entre seu senso de "dever" e seu impulso artístico. Sua importância para nós é o fato de que ele conseguiu integrar com sucesso essas reivindicações, muitas vezes concorrentes, sobre sua vida.

Thomas McGlynn era um homem de visão. Embora suas esculturas lidam com assuntos realistas, uma leitura de seu manuscrito inacabado de 1950 sobre arte moderna, "Cube and Cross", mostra claramente que ele entendeu bem o valor do movimento de arte moderna. Ele defendeu a experimentação artística moderna com sua ênfase na forma e sua de-ênfase de assunto reconhecível. Ele creditou este movimento contemporâneo com a restauração de importância primordial para a forma em uma obra de arte. Mas ele também sustentou que o avanço da arte durante este período não impede o tema representacional para a expressão artística, um pluralismo que os críticos de arte dos anos 80 ainda reconhecem como válido.

Em 1966, Tom McGlynn escreveu para Margueritte Kimball, uma amiga que trabalhou no Cranbrook Academy em Bloomfield Hills, Michigan por vinte e seis anos, e disse: "Eu não mudei muito em trinta e cinco anos. Ainda acho a realidade perceptiva interessante e bastante compatível com a forma estimulante". Ele acreditava que ele era um artista moderno, trabalhando em seu próprio idioma pessoal. Ele nunca se desculpou por esse idioma e não sentiu necessidade de mudar. Todo seu trabalho de arte foi feito neste estilo, pois era válido para suas necessidades criativas e insights. Sua lealdade aos seus ideais artísticos faz com que ele se destaque como um artista de integridade durante um tempo em que muitos artistas pareciam mais interessados ​​em atender aos caprichos do mercado de arte. Era preciso aceitar Tom McGlynn em seu nível artístico ou não. Certamente ele não pediu desculpas pelo seu trabalho; Ele permaneceu, e está, em seus próprios termos.

Seu ministério apostólico claramente manifesta que ele era um visionário trabalhando por causas que estavam verdadeiramente à frente de seu tempo. Em 1937 ele aplicou sua habilidade escultórica a uma obra de misericórdia, a fabricação de membros artificiais para várias vítimas de acidentes. Este trabalho suscitou grande interesse entre as empresas que fabricavam peças artificiais, bem como entre as empresas de borracha, cuja tecnologia emergente permitiu novos desenvolvimentos nesta área. Durante vários anos ele trabalhou com essas empresas na tentativa de formular um método barato para fazer membros artificiais, e sem dúvida seus próprios métodos foram uma faísca que levou a alguns desses desenvolvimentos.

O ano de 1938 encontrou-o em Chicago dirigindo um centro inter-racial para negros pobres e não alfabetizados. Ele assumiu uma postura impopular em defesa dessas vítimas da sociedade, e sua posição não foi bem recebida. Enviado de Chicago para uma paróquia em Louisiana, ele continuou a defender os direitos dos negros e a lutar contra a segregação. Essas experiências resultou em sua escrever a peça, Caukey , em que os brancos são minoria e os negros a maioria. Enquanto esta peça, que foi produzida na Broadway em 1944, recebeu críticas gentis dos críticos, que gerou controvérsia na América por causa de suas idéias inquietantes.

Westbrook Pegler, o conhecido colunista, mencionou a peça na sua coluna e elaborou as questões colocadas pela peça. Tom McGlynn estava atuando e falando sobre a questão racial em um momento em que não estava na moda para fazê-lo. Sua intenção não era nem ser polêmica nem de moda, mas sim dar testemunho da mensagem evangélica de amor, liberdade e justiça.

Embora a pena de morte tenha sido um tema debatido nos últimos anos, uma relação casual com um preso da cadeia da morte em uma prisão de Louisiana em 1949 levou Tom a se envolver pessoalmente com vários homens no corredor da morte durante um período de dois anos. Sua preocupação com esses homens incluiu visitas a suas famílias e correspondência com J. Edgar Hoover, diretor do FBI. Ele começou um livro sobre sua vida, Não é teu coração, que permanece como um manuscrito inacabado no Arquivo. Este manuscrito traça a vida destes homens. As próprias intenções de Tom nessa obra são expressas no resumo: "A necessidade da salvação e a avaliação de todas as coisas temporais em relação à eternidade, espera-se, se destacarão claramente em um contexto de incerteza quanto às intenções, motivações e Destino final dos envolvidos. O leitor deve adquirir a sensação de que, por mais que ele pode estar sujeito a alterações na luta perceptual do bem e do mal, como eram os personagens do livro, os princípios que regem a vida e a morte são imutáveis ". ( Não é o Teu Coração . Summary , Página 9)

Quando chegou a Pietrasanta, Itália, em 1956, Tom logo descobriu que ninguém estava atendendo às necessidades espirituais dos prisioneiros na pequena prisão da cidade. Durante doze anos atuou como seu capelão não oficial, celebrando missa duas vezes por semana, até que a prisão foi fechada. Os principais jornais italianos publicaram a história de seu ofício no casamento de um dos prisioneiros na capela da prisão. 1977 estava na sua máquina de escrever afim de pedir ao regulador Byrne de New-jersey que vetasse a legislação para restabelecer a pena de morte no estado. Embora esta carta possa parecer um pequeno assunto, ela reflete a preocupação de Tom McGlynn com a vida dos prisioneiros e seus direitos.

Seu sentimento de preocupação social foi provocado mais uma vez pela inundação desastrosa que atingiu Florença, Itália em 1966. Ele e Harry Jackson, outro escultor americano residente em Pietrasanta, formaram um programa de alívio para ajudar as vítimas da inundação. Não só eles coletaram e distribuiram dinheiro e suprimentos, mas eles também ajudaram pessoalmente na limpeza da cidade.

Apesar de ser um crente em uma guerra justa, Tom McGlynn era um defensor da paz. Como padre da Igreja de Santa Helena em Amite, Louisiana durante a Segunda Guerra Mundial, ele compôs três orações, uma para aqueles nas Forças Armadas, uma para a Vitória, presumindo que estávamos engajados em uma guerra justa, e um para os nossos Inimigos.

Ele estava profundamente consciente de que nossos inimigos também são dignos de nosso amor e amor de Deus. Pessoalmente perturbado por pessoas que falavam de forma depreciativa sobre os alemães e japoneses, ele tentou corrigir tais atitudes por meio de sua pregação. Na idade de sessenta e um, ele e um sobrinho empreenderam uma peregrinação para a penitência e a paz. Eles caminharam mil e seiscentas milhas de Roma para Fátima, Portugal, para o Santuário dedicado à paz mundial. Esta caminhada levou três meses e eles chegaram 12 de maio de 1967, a noite do Dia da Festa do Santuário. Poucas marchas pela paz têm sido tão longas, tão difíceis e tão pouco glamourosas.

Seus últimos anos o encontraram defendendo os direitos dos não nascidos por meio de sua escrita e pregação. Alarmado com a atitude casual da sociedade em relação à vida e à morte dessas inocentes vítimas, compôs um poema, impresso em vários jornais americanos, que expressava a injustiça da sociedade em relação a essas almas. Sem dúvida, tanto como pessoa como como sacerdote, Tom McGlynn estava bem à frente de seu tempo no apostolado social.

Thomas McGlynn era um homem de grande charme e inteligência, uma alma magnética que deixou uma impressão duradoura sobre aqueles que tinham o privilégio de conhecê-lo. Suas muitas qualidades pessoais combinadas com suas habilidades criativas conduziram-no ao círculo de muitas das personalidades criativas as mais famosas de seu período. Jacques Lipchitz era um amigo devotado e querido como Thomas Hart Benton. Ele falava sua língua e estava completamente em casa com eles. Mas ele era tão amigável, amável e amoroso com as almas mais simples. Em Pietrasanta, não era incomum encontrá-lo respondendo a sua porta para fornecer a necessidade material aos pobres. Havia uma família, em particular, que ele cuidava espiritual e materialmente de sua própria pobreza. Todas as pessoas eram iguais aos seus olhos e todos eram merecedores do seu tempo e talentos. Ele ouviu a mensagem de Cristo "amar os inimigos, alimentar os famintos, vestir os nus, visitar os enfermos e os que estão na prisão" e Tom agiu de acordo com as palavras de nosso Senhor.

Este texto é oferecido como livreto ao público, para que eles possam entender Thomas McGlynn como uma pessoa total, humana, artística e sacerdotal. Os dominicanos devem ser encorajados, pela vida de McGlynn, a pregar com zelo e criatividade a Palavra.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...