sábado, 28 de janeiro de 2017

Museus Vaticanos irão restaurar obras de arte danificadas por terremotos





Fachada da Basílica de São Bento, Norcia, após terremotos - ANSA

Spoleto (RV) - Os Museus Vaticanos irão restaurar gratuitamente algumas obras de arte da Arquidiocese de Spoleto-Norcia danificadas pelos terremotos que abalaram, desde 24 agosto passado, a região central da Itália.

O anúncio foi feito pela Diretora dos Museus Vaticanos, Barbara Jatta, nesta quarta-feira (25/01), durante sua visita a Spoleto, ao depósito do Ministério dos Bens Culturais onde se encontram as obras de arte que foram retiradas de várias igrejas e museus das áreas afetadas pelos terremotos.

A nova diretora foi acolhida pela Superintendente de Arqueologia, Belas Artes e Paisagem da Úmbria, Marica Mercalli, e pelo Arcebispo de Spoleto-Norcia, Dom Renato Boccardo.

Eles escolheram juntos oito obras dentre as quais a cúpula com a Cruz da Basílica de São Bento e o crucifixo da igreja de Castelluccio, que uma vez restaurados farão parte da exposição em Rocca Albornoziana de Spoleto, uma mostra com outras obras de arte que foram danificadas pelos terremotos e foram restauradas pelo Instituto central de Roma e pelo Instituto autônomo de Florença. Esta exposição é um grande sinal de esperança: Junto com as pessoas que gradualmente estão procurando voltar a uma vida normal, renascem também os tesouros da fé.

“Essas obras voltarão para as igrejas assim que os templos forem reconstruídos ou restaurados e colocados em segurança. Ninguém quer que essas obras preciosas da fé e da arte permaneçam fechadas num depósito”, disse Dom Boccardo.

As oito obras escolhidas serão transferidas para o Vaticano no início de fevereiro, exceto a cúpula da Basílica de São Bento que já se encontra no Estado Pontifício. Ficou exposta junto ao presépio, na Praça São Pedro, durante o tempo de Natal.

Dom Boccardo agradeceu mais uma vez ao Papa Francisco e ao Presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, Cardeal Giuseppe Bertello, que autorizaram os Museus Vaticanos a realizar este grande trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...