quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

IGREJAS HISTÓRICAS DE SALVADOR RECEBEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO VERÃO

Entre os meses de janeiro e fevereiro, o verão de Salvador será marcado por muita fé, história e cultura na Igreja do Museu da Misericórdia. É que o local estará fazendo parte do projeto “Verão com Fé na Cidade de Salvador”, promovido pela Pastoral de Turismo da Arquidiocese de Salvador, instituição da Igreja Católica do Brasil. Durante os dois meses, a Igreja da Misericórdia terá uma programação exclusiva para receber o público, incentivando e fortalecendo o turismo religioso em Salvador, principalmente na região do Centro Histórico e da Cidade Baixa.

Situada no Museu da Misericórdia, local que abrigou o antigo prédio da Santa Casa da Bahia, a Igreja foi construída em meados do século XVII e hoje compõe um dos espaços mais preservados da parte histórica da cidade. Para o “Verão com Fé”, a instituição promove uma Mediação Cultural para receber seus visitantes. A proposta é apresentar a Igreja como exemplar da arquitetura religiosa na Bahia, com uma contextualização cultural e artística, destacando os elementos do barroco, do rococó e do neoclássico, estilos arquitetônicos presentes na construção do monumento.

A museóloga Osvaldina Cezar, responsável pelo Museu da Misericórdia, explica que além de fortalecer o turismo religioso na cidade, o projeto também estimula o interesse do público por arquitetura e arte sacra. “Historicamente, a arte sempre teve a serviço da religião, e as igrejas baianas são um belo exemplo disso. Esperamos atrair turistas e baianos que tenham interesse em ver as igrejas como parte de um contexto, como um local histórico que abriga um tesouro cultural”, destaca.

Além das igrejas do Centro Histórico, o “Verão com Fé” reúne também atividades na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, na igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (Irmã Dulce) e na paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II, localizadas na região da Cidade Baixa. Na Igreja do Museu da Misericórdia, as visitas guiadas custam R$3 (meia-entrada) e R$6 (inteira) e são realizadas de terça a sexta, das 08:30 às 17:30; aos sábados das 09:00 às 17:00; e aos domingos e feriados de 12 às 17h. Visitas de grupos (turistas, estudantes, empresas etc) podem ser solicitadas, desde que sejam agendadas previamente. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (71) 2203-9835/9834.


Serviço:

O quê: Projeto “Verão com Fé na Cidade de Salvador” – Mediação Cultural na Igreja do Museu da Misericórdia

Onde: Igreja do Museu da Misericórdia (Rua da Misericórdia, 06, Praça da Sé)

Quando: Janeiro e Fevereiro de 2017

Horário de Visitação: Terça a sexta, das 08:30 às 17:30; sábados das 09:00 às 17:00; domingos e feriados de 12 às 17h.

Mais informações através dos telefones (71) 2203-9835/9834 ou no site http://www.santacasaba.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...