quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Coral do Museu de Arte Sacra de São Paulo



A música é uma linguagem reflexivo-afetiva, capaz de construir sentidos coletivos e singulares. O fazer musical gera a conexão do corpo e do espírito. 
O Coral é um grupo de indivíduos que utilizam a voz como instrumento para se expressar. Ainda que relacionada à música, a vivência coral vai além das questões musicais, envolvendo a musicoterapia, a fonoaudiologia, a sociologia, a psicologia, a antropologia e outras ciências afins. 
A criação de um coral no Museu de Arte Sacra de São Paulo objetiva proporcionar uma atividade musical oferecendo um espaço para a integração e enriquecimento cultural dos membros envolvidos e, ao mesmo tempo, dialoga com a cidade de São Paulo ao apresentar-se em diferentes locais da metrópole.
Servindo como um polo agregador, o Coral do Museu de Arte Sacra de São Paulo reuniria seus participantes de visões e ideias afins, refletindo em seu resultado final sua forma de pensar e de se expressar. A atividade coral, não se resumindo somente ao canto, também seria um local onde se pode aprender a teoria musical, o solfejo, o domínio e controle técnico da voz, além do exercício da performance. Com o passar do tempo, o grupo amadurece e se aprimora, acumulando as experiências apreendidas em suas atividades e somando-as à bagagem pessoal de cada cantor. Com isso, o resultado artístico do grupo representa a sua origem e seu ideal.

REGENTE
André Guimarães Rodrigo
Fundador e regente do Coral do Mosteiro – Mosteiro de São Bento de São Paulo.
Graduado em Licenciatura em Música pela UNICAMP, é aluno de mestrado em Performance em Regência pela USP. Foi aluno participante do VI Eric Ericson Masterclass for choral conductors em Haarlem (Holanda) e aluno bolsista da VI Academia de Verano de Pedagogía Musical y Direccíon Coral de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha). Atuou como regente convidado do Projeto Guri com o Grupo de Referência de Lorena, como regente tutor do projeto Canta São Paulo em 2015 e foi regente assistente do Coral Cultura Inglesa. Atualmente é professor de educação musical, regente do Cultura Inglesa Pop Choir em Campinas, Guarulhos e Sorocaba.

DESCRITIVO DAS ATIVIDADES
Ensaios com duração de 3h, divididos em aquecimento e técnica vocal (30min) e ensaio de repertório (150min). O intuito principal é proporcionar a prática vocal aos participantes envolvendo-os na dinâmica coral e apresentar a imensa riqueza e variedade do repertório composto para coral, perpassando pelos diferentes períodos da história da música ocidental.
O processo de seleção de cantores ocorrerá nos dias 02, 09, 16 e 23 de fevereiro de 2017, às quintas-feiras, das 14 às 17h. 
Não há pré-requisito para participar dos testes. Os testes contemplarão uma classificação vocal individual, que avaliará aspectos de associação auditiva e expressiva. Necessário fazer inscrição. 

Ensaios: quintas-feiras
Horário: das 14h às 17hs
ATIVIDADE GRATUITA
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br 
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metro Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso):  Rua Jorge Miranda, 43

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...