segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Restauração do Pórtico da Glória da Catedral de Santiago de Compostela chega a sua reta final

Os trabalhos de restauração do Pórtico da Glória da Catedral de Santiago de Compostela, Espanha, chegam à sua reta final e serão concluídos em 2017, depois de um processo de pesquisa de mais de 10 anos de duração para fazer possível o retorno do esplendor desta obra mestra da arte sacra.



"O método desta intervenção é muito novo: temos uma ampla equipe com perfis variados que comprova e valida constantemente tudo o que fazemos", indicou à 'Alfa y Omega' Ana Laborde, coordenadora do projeto de restauração, realizado com financiamento da Fundação Barrié.

Segundo a Fundação, o processo de restauração se baseia em um estudo muito profundo, "que consiste em um minucioso trabalho de campo, examinando cada elemento com técnicas microscópicas e comparando os resultados com os estudos analíticos de laboratório". Desta maneira se estabelecem as técnicas originais empregadas nas ricas esculturas do Pórtico e se leva a cabo uma limpeza profunda a nível microscópico, empregando compostos gelificados de alta tecnologia e lasers de diversas longitudes de onda.

O trabalho de grandes proporções era necessário pelas condições locais e a falta de continuidade na conservação. "Somente houve intervenções pontuais e não houve seguimento. Influiu, ainda, o clima de Compostela, com a umidade que se filtrava pelas torres e a cobertura do templo", explicou Laborde. Os compostos empregados são reversíveis, de forma que poderão ser substituídos no futuro se forem encontrados materiais melhores para sua conservação.

O intenso estudo que faz possível a restauração também permitiu elaborar um notável arquivo de documentação sobre esta obra de arte sacra. "Trata-se de um sistema de fichas que incluem informação escrita classificada em diferentes tabelas e campos, assim como documentação gráfica de imagens fotográficas e cartográficas", explicou a Fundação Barrié. "Com este fim, se levou a cabo um escâner laser 3D de alta definição". (GPE/EPC)



Fonte: Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...