domingo, 6 de novembro de 2016

III Semana Cantorum


Igreja Bom Despacho é palco da Semana Cantorum de Música Sacra de Cuiabá


"Cantai ao Senhor um cântico novo”. Esta passagem bíblica encontrada em Salmos (capítulo 98, versículo 1) é o chamamento para a Semana Cantorum de Música Sacra de Cuiabá presente na Bíblia, em Salmos. O evento será promovido entre os dias 7 e 11 de novembro de 2016, no Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, localizado no Morro do Seminário, em frente à Santa Casa de Misericórdia. A Semana, que este ano chega a sua terceira edição, tem em sua programação palestras, às 19h30, e a apresentação de 19 coros de toda a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, sempre a partir das 20h. (Confira programação completa abaixo)

A abertura da III Semana Cantorum, no dia 7, terá a apresentação do grupo vocal a capella Alma de Gato, o dos mais carismáticos e requisitados de Mato Grosso. Os componentes prometem emocionar ao público presente com o repertório escolhido para esta apresentação. O grupo tem 12 anos de estrada e é formado apenas com vozes masculinas. Sua formação tem Jefferson Neves (cantor, regente, arranjador e diretor artístico), Gilberto Nasser (cantor, arranjador e produtor) e Jefferson Valle, Kael Nasser e Matheus Felipe ( cantores).

O evento também traz outros grupos conhecidos da capital como o Coral UFMT, Coral Arautos do Evangelho, Coral da Terceira Idade da UFMT, Coral Arquidiocesano de Cuiabá e o Coral Infanto-Juvenil Viva Voz, da Associação Arte Cidadã de Santo Antônio de Leverger (município vizinho a Cuiabá). “O público que prestigiar este evento musical, que ganha espaço a cada ano, pode esperar um repertório bastante variado em se tratando de música sacra. Temos coralistas jovens e também aqueles experientes. É uma oportunidade de lazer e também de estar mais perto de Deus”, explica o músico, regente e preparador vocal André Vilani, diretor artístico do evento.

1 kg de Alimento - A entrada é gratuita, mas a coordenação da Semana Cantorum de Música Sacra pede a doação de 1 kg de alimento não-perecível, como acontece em todo as edições da evento. Este ano, todos os donativos arrecadados serão destinados à Pastoral Social do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho. Essa entidade atende cerca de 300 famílias de baixa renda da periferia de Cuiabá. Todos os anos, a Pastoral realiza o projeto “Natal com Cristo”, onde eles servem a ceia e também doam cestas básicas. Junto com o alimento, eles entregam roupas, brinquedos e calçados.

Esse trabalho é realizado de forma voluntária com uma equipe de 80 pessoas, chegando a dobrar para 160 pessoas na época do Natal. A equipe visita os locais para ver as necessidades de cada família.

A III Semana Cantorum de Música Sacra de Cuiabá é uma realização da Arquidiocese de Cuiabá e Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, conta com patrocínio da Gráfica Print, Best Intercambios, Pé de Pequi Restaurante, Colégio Notre Dame de Lourdes, Construtora Solaris e Fabinho Promoções. Conta com o apoio da Barradas Comunicação & Arte, UFMT, Água Lebrinha, Era Digital Foto e Tecnologia, Museu de Arte de Mato Grosso e Acênica (Associção das Artes e Culturas de Mato Grosso).

Música Sacra - A expressão foi cunhada pela primeira vez durante a Idade Média, quando se decidiu que deveria haver uma teoria musical distinta para a música das missas e a música do culto, e tem em sua forma mais antiga o canto gregoriano. A música sacra foi desenvolvida em todas as épocas da história da música ocidental, desde o Renascimento (Arcadelt, Des Près, Palestrina), passando pelo Barroco (Vivaldi, Bach, Haendel), pelo Classicismo (Haydn, Mozart, Nunes Garcia), pelo Romantismo (Bruckner, Gounod, César Franck, Saint-Saëns) e finalmente o Modernismo (Penderecki, Amaral Vieira).


Participe da III Semana Cantorum de Música Sacra de Cuiabá,nos dias 07,08,09,10 e 11 de novembro/2016,no Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho em Cuiabá MT.
Esse ano serão mais de 500 cantores durante toda a semana. Teremos a presença de 19 corais. As palestras terão como foco a musica litúrgica/liturgia e espiritualidade.
Teremos Palestras às 19h30 e a Apresentação dos Corais às 20h00.
Palestrantes:
Pe.Kleberson Paes
Pe.Paulo Ricardo de Azevedo Jr.
Pe.Paulo Sérgio Pedroso de Paula
Pe. Lucivan Santana de Andrade
Pe. Overland de Morais Costa
OBS: Nas palestras e apresentações entrada 1kg de alimento não perecível.
Direção artística: André Vilani
Programação III Semana Cantorum de Música Sacra de Cuiabá.
Local: Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.
Data: 07 a 11 de Novembro de 2016.
Palestras: 19:30 hs.
Apresentação de corais: 20hs.
Segunda feira. (07/11/2016)
Palestrante: Pe.Kleberson Paes
Tema: Santidade:. O maior louvor.
Corais:
Coral Infantojuvenil UFMT;
Coral Regina Coeli
Coral Laudis Canticum- Paróquia Nossa Senhora da Guia- Coxipó
Grupo Alma de Gato.
Terça feira ( 08/11/2016)
Palestrante: Padre Paulo Ricardo de Azevedo Jr.
Tema: O itinerário da santificação.
Corais:
Grupo de Seminarista São Francisco de Assis
Coral Arquidiocesano de Cuiabá
Coral Arautos do Evangelho.
Quarta feira ( 09/11/2016)
Palestrante: Pe. Paulo Sérgio Pedroso de Paula
Tema: A vida de oração.
Corais:
Coral Infantojuvenil Coração de Jesus
Grupo de Seminarista Dom Aquino Correa
Coral da Terceira Idade UFMT
Coral Musart – Arte cidadã.
Quinta feira ( 10/11/2016).
Palestrante: Pe. Lucivan Santana de Andrade
Tema: A Humildade
Corais:
Coral Infantil Sonzinho- Arte Cidadã
Coral Cristo Rei
Coral Infanto juvenil Viva Voz- Arte Cidadã
Coral UFMT
Sexta feira (11/11/2016).
Palestrante: Pe. Overland de Morais Costa
Tema: A eucaristia: sacrifício de amor.
Corais:
Coral Infantojuvenil Alquimia
Coral do Apostolado da Oração
Coral Santa Cecília
Grupo São Gregório Magno.
Fontes: FOLHAMAX



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...