sábado, 15 de outubro de 2016

Museu de Arte Sacra recebe exposição “Maria Mãe de Todos” em São Sebastião-SP

A visitação segue até o dia 31 de janeiro de 2017 de terça-feira a sábado das 9h às 12h e das 14h às 17h

O Museu de Arte Sacra de São Sebastião inaugurou na última quarta-feira (12), a exposição do ceramista Carlo Cury intitulada “Maria Mãe de Todos”, data especialmente escolhida por marcar o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, celebrado em todo o país.

A programação teve início com missa e procissão até o museu, seguida de benção e da abertura oficial da exposição. Na ocasião ainda houve apresentação musical com a cantora Yara de Moraes acompanha de Luiz Fernando Seleghin ao violão.



As peças do artista Carlo Cury poderão ser vistas até janeiro de 2017 (Foto: Divulgação/PMSS)



O Artista

Carlo Cury é ceramista, arquiteto e artista plástico natural da cidade de Piraju (SP), que adotou a vizinha Caraguatatuba, onde montou um ateliê e produz suas peças exclusivas, inspiradas em pesquisas da cultura dos povos nativos, no meio ambiente e na religiosidade.

Idealizador de diversos projetos, entre eles “Ceres” (deusa grega da agricultura), que trata do respeito à natureza. Deste projeto saíram obras em técnica mista sobre tela, que alcançaram projeção internacional, sendo dez delas parte do acervo da Fundação Mokiti Okada, em Lisboa, Portugal.

A partir de 2000, passou a lecionar arte em escolas de São Paulo e idealizou o “Projeto Olhares Poéticos Sobre o Meio Ambiente”, que leva educação gratuita de arte a alunos da rede pública de ensino, inclusive em Caraguatatuba.

Em 2011, descobriu a cerâmica como um rico caminho para criar mecanismos visuais nos quais pôde aprofundar seus diálogos com o tridimensional.

Integrante da Rota da Cerâmica de Caraguatatuba, é também um dos fundadores do Grupo Ubuntu Caraguá-Ceramistas que, desde 2012, reúne artistas plásticos nas linguagens bi e tridimensionais. Este grupo desenvolve projetos coletivos como o “Projeto Origens” e o “Projeto Imagens de Devoção”.

Além da paixão pelo Litoral Norte de São Paulo, Carlo Cury tem realizado pesquisas sobre cerâmica de povos nativos no Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Tocantins e São Paulo, além de alguns países da América do Sul e Central, visitando museus de arqueologia, institutos de pesquisas e aldeias indígenas.

Serviço:

O Museu de Arte Sacra fica na rua Sebastião Silvestre Neves s/nº, no no Centro Histórico da cidade.

A visitação segue até o dia 31 de janeiro de 2017 de terça-feira a sábado das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...