quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Fiocruz oferece “Curso de Qualificação em Ofícios da Conservação e Restauração de Madeiras e Vitrais”

Até o próximo dia primeiro de novembro, poderão ser feitas as inscrições – gratuitamente – para o “Curso de Qualificação em Ofícios da Conservação e Restauração de Madeiras e Vitrais”, promovido pela Casa de Oswaldo Cruz, unidade técnico-científica da Fiocruz. São oferecidas 20 vagas para candidatos a partir de 18 anos, com o primeiro segmento do ensino fundamental completo (até a quinta série). O processo de seleção incluirá demonstração de aptidão para trabalhos manuais, composto de três etapas eliminatórias, que ocorrerão entre os dias 11 e 24 de novembro.

Com 260 horas, o curso será realizado entre novembro deste ano e maio de 2017, dividido em três módulos com aulas teóricas, práticas e palestras no campus Fiocruz Manguinhos. Também estão previstas visitas técnicas e práticas a edifícios na cidade. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas na Oficina-Escola de Manguinhos pelo telefone (21) 3865-2220 ou através do e-mail: oem@fiocruz.br

Chamada Pública

Ficha de inscrição

Projeto Pedagógico

O Curso

O “Curso de Qualificação em Ofícios da Conservação e Restauração de Madeiras e Vitrais” será coordenado pela Oficina-Escola de Manguinhos, com a participação de técnicos da Fiocruz e mestres artífices com experiência nos ofícios que serão abordados. Entre eles, estão Ailson Gonçalves e George Sliachticas. O primeiro é mestre marceneiro e trabalhou por 30 anos na Concremat, dedicando-se também à capacitação de trabalhadores e aos ofícios relacionados à madeira. Neste caso, como elemento construtivo e ornamental da arquitetura tradicional brasileira, e à conservação e restauração. George Sliachticas é artista plástico e mestre vitralista. Atua em restauração e execução de vitrais artísticos, espelhos e vidros gravados, entre outras artes tradicionais.

O curso será tema das terceira e quarta edições do "Projeto Mestres e Ofícios”, coordenado pela Casa de Oswaldo Cruz (COC). Sua finalidade é difundir o trabalho de artífices que tiveram importante contribuição para a produção e a conservação da arquitetura tradicional e da arte a ela integrada, assim como à técnica desenvolvida por esses artífices. A direção dos filmes é de Cristiana Grumbach.

O projeto tem Gestão Cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC) e patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (Secretaria Municipal de Cultura); da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec); da Universidade Estácio de Sá; do Grupo Libra e do Grupo Concremat, por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca.

Serviço

“Curso de Qualificação em Ofícios da Conservação e Restauração de Madeiras e Vitrais”
Período de inscrição: de 24 de outubro a 1º de novembro.
Horário: das 9h às 16h.
Local: Secretaria Acadêmica da Casa de Oswaldo Cruz (prédio da Oficina-Escola de Manguinhos, campus Fiocruz – Av. Brasil, 4.365, Manguinhos – Rio de Janeiro).
Informações: telefone (21) 3865-2234 - E-mail: secadcoc@coc.fiocruz.br

Fonte: FIOCRUZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...