sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Sob risco de desabar, cruz de igreja histórica em Olinda (PE) é retirada

Por Defender 


Estrutura de metal da Igreja do Bonfim foi condenada há quatro anos. Defesa Civil da cidade e Secretaria de Serviços Públicos retiraram a cruz.


Reprodução/Internet

A cruz da Igreja do Bonfim, localizada no sítio histórico de Olinda, foi retirada pela Prefeitura Municipal na tarde desta segunda-feira (5). Equipes da Defesa Civil da cidade e da Secretaria de Serviços Públicos do município fizeram a retirada da estrutura de metal sobre a torre dos sinos, que estava sob o risco de desabar há quatro anos.

Equipamentos da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) foram utilizados para retirar a cruz. A estrutura foi entregue à Arquidiocese de Olinda para ser restaurada e recolocada quando a reforma na igreja for realizada.


Reprodução/Internet

Devido a problemas ocasionados pela falta de manutenção, o prédio construído no século 18 está fechado desde 2012. A situação também afetou a casa vizinha, que chegou a ser interditada pelos técnicos da prefeitura. Antes da retirada da cruz, os moradores da área estavam com medo de que ocorresse um acidente, pois a estrutura de proteção na calçada para evitar que alguém seja atingido estava precária: havia apenas uma cerca improvisada em frente ao prédio, sem nenhum aviso de alerta.

Erguida em 1758, a Igreja do Bonfim integra um conjunto de construções históricas considerado Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O prédio ainda passou por obras de restauração em 1801 e 1919. A última reforma realizada na igreja ocorreu em 1934.

Fonte original da notícia: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...