sexta-feira, 24 de junho de 2016

Seminário A Imaginária Religiosa Portuguesa - O Caso Portuense


O presente itinerário sobre a Imaginária Religiosa Portuguesa - o caso Portuense insere-se num ciclo de seminários temáticos intitulados Itinerários da Arte e do Património, com grande tradição na Universidade Portucalense, pelo que são agora novamente retomados. Terão continuidade por diversos semestres letivos, sendo, os seminários, sempre acompanhados por visitas de estudo com elevado interesse patrimonial.


15 vagas totais para candidatura. FAÇA AQUI A SUA CANDIDATURA

duração de 16 horas

COORDENAÇÃO:

Prof. Doutora Maria de Fatima Matos da Silva




Porquê escolher este curso?



Este itinerário sobre a Imaginária Religiosa Portuguesa - o caso Portuense será orientado pelo Prof. Doutor José Manuel Tedim, conceituado investigador e professor das temáticas artísticas abordadas. Todos quantos têm gosto pela área do património artístico ao percorrerem este itinerário ficarão certamente muito mais enriquecidos, contribuindo ao mesmo tempo para a defesa, preservação e divulgação deste património.


Objetivos



Despertar o gosto pela preservação da imaginária religiosa, em particular da imaginária barroca.

Divulgar este tipo de património móvel.

Aplicar o método iconográfico e iconológico no estudo da imaginária.

Fornecer conhecimentos sobre a imaginária barroca, sobretudo a portuense.


Diploma ou certificado conferido



Certificado de Frequência



Contactos



Gabinete de Ingresso da UPT

Drª. Margaret Amorim

Drª. Cristina Miranda

Contactos

Tlf : 225 572 222 / 23;

Tlm: 969 773 967

Nº Verde 800 270 201

Email: ingresso@upt.pt

Coodenação do curso - mfms@upt.pt



Horário previsto de funcionamento




INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ AO DIA 30 DE JUNHO

Horário previsto: Quintas-feiras entre as 17h e as 20h.

No decorrer do seminário será efetuada uma visita de estudo, com a duração de 4 horas, e uma aula prática numa oficina de escultura de santos, ambas a agendar com os interessados.


Outras informações


Requisitos de ingresso

Ficha de candidatura devidamente preenchida

Pagamento da propina de frequência
Conteúdos programáticos

1. Introdução - considerações gerais.

2. Fontes iconográficas e iconológicas.

3. A segunda metade do séc. XVI e o diluir das formas propostas pelos artistas da renascença.

4. Os escultores "santeiros“ de Seiscentos - as imagens piedosas.

4.1. A influência Espanhola - Gregório Fernandez e as soluções escultóricas da Sé de Miranda do Douro.

4.2. A obra do escultor Manuel Pereira em S. Domingos de Benfica - As raízes espanholas.

4.3. As oficinas dos mestres portugueses e o carácter comovente e convincente de grande parte da sua produção - o triunfo da madeira policromada ao serviço do programa Tridentino. Análise da obra de Frei Cipriano da Cruz.

4.4. A obra dos barristas de Alcobaça.

5. Claude Laprade e o triunfo dos esquemas programáticos e estéticos do Barroco.

5. 1. O artista francês e a sua atitude perante a talha.

6. A escultura Joanina.

6.1. A grande produção nacional ao dispor da tradição contrarreformista. A talha e a sua evolução. Relação Escultor - Entalhador.

6.2. 1732 - Registo da chegada das esculturas a Mafra, vindas de Itália. Importância deste acontecimento - A escola de Mafra e o seu impacto no panorama artístico nacional.

7. A laicização do séc. XIX e a renovação da escultura religiosa nos princípios do XX.


Plano de Estudos 2015/2016



Fonte: Universidade Potucalense

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