quinta-feira, 23 de junho de 2016

“As mais belas novas igrejas do mundo”. Segundo o jornal da Conferência Episcopal Italiana.

Eis as novas igrejas mais belas do mundo. 

Por Avvenire | Tradução: FratresInUnum.com: É Rafael Moneo, Prémio Pritzker em 1996, o vencedor da sexta edição do Prêmio Internacional de Arquitetura Sagrada “Frate Sole”, fundado pelo Padre Costantino Ruggeri.
Moneo segue Tadao Ando, Alvaro Siza, Richard Meier, John Pawson e Cristián Undurraga. O famoso arquiteto espanhol, nascido em 1937, foi premiado por unanimidade pelo júri por sua Iglesia de Jesu, construída entre 2007 e 2011, em San Sebastián. A arquitetura, que o próprio Moneo define como “generosa no espaço e muito modesta em materiais”, se destaca  (interna e externamente) pelas paredes brancas, um elemento que lembra a cor dominante das flores do parque das proximidades e especialmente as importantes construções racionalistas presente em San Sebastián.
moneo
A igreja tem uma planta em formato de cruz, construída dentro de um quadrilátero maior, mas realizada assimétrica para “refletir as tensões do mundo de hoje”. E destaca-se pela iluminação superior natural. Nos espaços que complementam a figura, encontram-se à esquerda a sacristia e o batistério e à direita a Capela do Santíssimo Sacramento e a da Reconciliação.
moneo202
O segundo lugar foi para a nova igreja da paróquia Ka Don, em Don Duong, Vietnã, construída em 2014 pelos arquitetos Vu Thi Thu Huong e Nguyen Tuan Dung com materiais simples como madeira e ferro que valorizam a relação com a natureza e a transparência entre o espaço interno e o ambiente externo. A igreja recorda a estrutura tradicional das casas da população que vive ao longo da margem sul do rio Da Nhim.
vietnam
A terceira classificada é a igreja paroquial da Santíssima Trindade, em Leipzig, projetada pelo estúdio de arquitetura alemã Schulz und Schulz. É a maior igreja católica construída na antiga Alemanha Oriental após a queda do muro. Fica no local de um antigo lugar de culto que foi destruído pelas bombas da Segunda Guerra Mundial, em frente à prefeitura, no centro da cidade. Os arquitetos trabalharam sobre a relação da história com o lugar, a escolha do material como o pórfiro, pedra porosa, mas muito dura, com a qual foram construídos os monumentos mais importantes da cidade.
st20trinitatis
O complexo arquitetônico tem uma forma triangular. Na parte oriental está a igreja, e ao sul se conecta a uma capela e à sacristia. Na parte ocidental do piso térreo há um grande salão para a comunidade. No plano superior os apartamentos para os sacerdotes e para hóspedes. A torre do sino atinge uma altura de 50 metros.
st20trinitatis202
O júri também decidiu dar duas menções especiais para a capela de São João Batista, construída em pedra e madeira no bairro berlinense de Johannisthal e projetada pelo estúdio de arquitetura alemão Brückner & Brückner, e a capela de San Juan Bautista do arquiteto espanhol Alejandro Beautell, em Tenerife.
Rafael Moneo e os outros quatro finalistas receberão o prêmio durante uma cerimônia que terá lugar em Pavia no próximo 04 de outubro, por ocasião da festa de São Francisco de Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...