quinta-feira, 30 de junho de 2016

AS 19 IGREJAS “FEIAS COMO O PECADO” DO BRASIL, Por Thomas Giulliano

Segue mais uma postagem do amigo Thomas Giulliano sobre arquitetura religiosa, aqui ele expõe algumas das Igrejas "mais feias" do Brasil. Claro que é uma lista pessoal, mas vale a pena o leitor perceber e se questionar sobre aquilo que nos leva a oração, nos leva à Deus.





"Leitores,

Tenho notado que vocês gostam de listas. Partindo dessa premissa, montei uma esteticamente inferior, embasada nos meus critérios artísticos, historiográficos e nas rubricas da tradição arquitetônica da Igreja Católica. Não recomendo o deleite, mas a prudência contemplativa.

Informo que a lista está montada em uma ordem caótica, portanto, os templos foram apresentados sem uma regra de preferência. Friso o óbvio e digo que os modelos de igrejas pitorescas de nosso país, lamentavelmente, não se esgotam com estes exemplares.

Sem mais delongas, eis a minha lista das dezenove igrejas “feias como o pecado” do Brasil":



1- Catedral São Sebastião – Rio de Janeiro/RJ



2- Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória – Maringá/PR



3- Capela São Vicente Pallotti – Porto Alegre/RS



4- Paróquia Nossa Senhora de Copacabana – Rio de Janeiro/RJ



5- Catedral de Campo Limpo – São Paulo/ SP



6- Sangue de Cristo – Rio de Janeiro/RJ



7- Catedral de Santo Antônio – Osasco/SP



8- Catedral Metropolitana de Brasília – Brasília/DF



9- Igreja São Francisco de Assis da Pampulha – Belo Horizonte/MG



10- Igreja Matriz São Francisco de Borja – São Borja/RS



11- Santuário Dom Bosco – Brasília/DF



12- Igreja Nossa Senhora da Conceição – Linhares/ES



13- Catedral de Boa Vista – Boa Vista/RR



14- Catedral de Arapiraca – Arapiraca/AL



15- Igreja São Pedro – Guarapari/ES



16- Igreja Bom Jesus do Horto – Juazeiro do Norte/CE



17- Igreja Católica de Santa Cruz de Monte Castelo – PR



18- Igreja Nossa Senhora das Graças – Nova Xavantina/MT



19- Igreja de São Francisco de Paula – Alumínio/SP


8 comentários:

  1. Não as acho feias, são uma proposta diferente de arquitetura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arquitetura modernista e relativista que acabou com a sacralidade da igreja e que tenta de qualquer maneira obscurecer a importância do sacro na vida das pessoas. Numa cidade, a igreja deve resplandecer sobre as demais construções; pois em seu caráter ela deve irradiar a luz de Cristo sobre todos. São construções feias que jogam por terra a tradição de 2000 anos da Igreja. Belo são as catedrais góticas e romanas da Idade Média espalhadas por toda a Europa e as igrejas barrocas de Ouro Preto e Mariana

      Excluir
  2. Boa noite
    Quem disse que essas igrejas Católicas de Brasília são feias é porque não devem conhecer ou não entendem de Arquitetura moderna e bonita!!!
    1 - CATEDRAL METROPOLITANA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA
    Ela tem o formato de um cálice lembrando o cálice utilizado por Jesus na última Santa Ceia, e realmente é lindíssima porque utiliza luz natural e seu telhado de vitrais é lindíssimo e melhor de tudo é que não tem nenhuma coluna que atrapalha a visão total e do Altar Mor, e ela faz parte de um conjunto arquitetônico onde ela como disse lembra o cálice utilizado na última Santa Ceia por Jesus, e olhando de frente do lado esquerdo vemos em concreto uma escultura grande e forma de um pão que é o telhado cúpula da Capela do Batismo e esse pão lembra o pão que Jesus partiu dando Graças na última Santa Ceia e o espelho d'agua em volta da Catedral lembra simbolicamente o Precioso Sangue de Jesus, então essa Catedral é e sempre será o Símbolo maior de Brasília, até quem não é Católico acha bonita e que ela é o símbolo de Brasília!!!
    2 - SANTUÁRIO DOM BOSCO SÃO JOÃO BOSCO CO-PADROEIRO DE BRASÍLIA
    Essa Igreja por fora é moderna no formato quadrado, mas os arcos bicudos com seus vitrais dão destaques principalmente a noite com a luz da igreja quebrando o formato simples quadrado, e dentro ela é linda porque parece não ter paredes só vitrais e eles lembram uma pedra marinha pela sua cor azul em vários tons e os dos virais dos arcos dos quatro cantos em tons de rosa, e o mais lindo é o belo e gigante lustre central em cristais que é a única iluminação interna do prédio, e as duas imagens belas esculturas em mármore italiano carrara na cor branca, a do Co Padroeiro de Brasília Dom Bosco e a de Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira da Congregação Salesiana criada por Dom Bosco e a Cruz em tamanho gigante uma bela escultura em madeira escura, e também a peça do Sacrário lindíssimo também em mármore carrara tom de rosa e a pia batismal outra obra em mármore carrara linda, e as esculturas nas portas que são portas em bronze enfim o Santuário Dom Bosco é simples na sua arquitetura quadrada, mas lindo pelos vitrais e as obras de arte!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas pela necessidade de explicação do porque tais igrejas são bonitas (na sua concepção), já fica claro a obviedade da tese antagônica.

      Excluir
  3. A catedral sagrada familia nao tem nada de feia, pq vc nao postou fotos de dentro e de outros angulos posso dizer com certeza que ela e linda!Foi la onde recebi meus sacramentos.Deus nao se importa com aparencia e sim o que tem por dentro.

    ResponderExcluir
  4. Horríveis mesmo!!!! A "Catedral" de Brasília devia ser demolida é a Catedral mais feia do mundo, uma vergonha para o povo brasileiro, parece um heliponto ou que estão esperando receber um disco voador na cúpula....só podia ser obra do comunista do Oscar Niemayer.

    ResponderExcluir
  5. Muitos dizem: "Ain, essas igrejas são só uma expressão artística diferente, são obras de arte do modernismo, são bonitas sim. Vocês que se prendem ao passado". Mas cara, eu já vi várias igrejas modernas bem trabalhadas, com harmonia e classe, e isso falta muito nas igrejas aqui listadas. São igrejas despreocupadas com a elevação do espírito. Eu digo e afirmo (respeito quem pensa diferente, claro): A maior parte dessas igrejas é horrorosa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...